Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Girlan Pereira recebe prêmio de Destaque da Sociedade Civil Organizada em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um dos homenageados foi o jovem Girlan Pereira, que recebeu o troféu de destaque em suas atuações na Sociedade Civil Organizada.

Conheça um pouco da história de Girlan


Girlan Pereira da Silva, nascido em 1985, filho desta região de Carajás, começou sua vida pública na luta por educação de qualidade, acumulou experiências no movimento comunitário, estudantil e cultural, tendo admirável compromisso com a causa dos povos indígenas. Girlan Pereira é filho da dona de casa Luzia Silva e do agricultor José Pereira, este jovem promissor é casado com a publicitária Márcia Jheniffer.

Desde de muito jovem, o Destaque da Sociedade Civil Organizada, tem participado do movimento estudantil onde já atuou como conselheiro escolar, presidente e diretor de vários Grêmios Estudantis, foi assessor estudantil da União Municipal dos Estudantes de Parauapebas e atualmente contribui na organização e fortalecimento da União Geral dos Estudantes Paraenses.

Vale lembrar que em 2011 a juventude parauapebense protagonizou coletivamente a luta em prol da universidade pública em Parauapebas (implantação da UNIFESSPA, construção da UFRA e implantação do IFPA) juntamente com diversas lideranças juvenis, ocasião em que Girlan Pereira também colaborou enquanto jovem-cidadão na luta pelo acesso à educação superior pública e de qualidade.

Ainda no setor juvenil Girlan Pereira militou na articulação conhecida por União da Juventude do Campo e da Cidade, marchou no Grito dos Excluídos, participou da 1ª Conferência Regional de Juventude e da 1ª Conferencia Estadual de Politicas Publicas de Juventude, sendo eleito Delegado Nacional de Juventude. No ano de 2011, quando da criação do órgão executor das políticas no município de Parauapebas, sendo servidor público efetivo (concursado) desde 2006, Girlan Pereira foi reconhecido e instituído como o 1º Coordenador Municipal da Juventude de Parauapebas, tendo sido um dos principais articuladores da elaboração da legislação municipal sobre políticas juvenis.

Girlan Pereira atuou ainda como Coordenador do PROJOVEM URBANO e PROJOVEM CAMPO (Saberes da Terra), sendo eleito em 2013 o primeiro Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Parauapebas, ano em que o órgão representativo do setor juvenil recebeu o reconhecimento da Secretaria Nacional da Juventude.

Um defensor da cultura Girlan Pereira tem acumulo e contribuição nos movimentos e organizações culturais de Parauapebas, onde começou acompanhando e apoiado às ações da LIAJUP (Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas) e FAM (Instituto Fazendo um Amanha Melhor). Esse jovem que não nega as suas origens atua também na defesa da cultura e direitos indígenas, ocupando atualmente função de Interlocutor de Relações Indígenas (Departamento de Relações Indígenas do Município de Parauapebas), lugar que ocupa por indicação das Comunidades Xikrin desde de 2013.

Nas organizações comunitárias Girlan Pereira da Silva contribuiu na constituição de diversas Associações de Moradores e Centros Comunitários, na zona urbana e rural. Esse jovem colaborador das causas comunitárias já foi Presidente da Associação Geral dos Moradores das Chácaras das Estrelas, da Lua, do Cacau e do Sol (AGEMCHELCS) e recentemente assumiu a presidência da Associação Central dos Moradores dos Bairros Jardim Ipiranga e Tropical I e II (A.C.M.B.JIT).

Em 2015, Girlan Pereira foi eleito Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Parauapebas tendo defendido a política de Editais Culturais para fomento das iniciativas locais, a instituição do Cadastro de Entes e Agentes Culturais do Município e apresentado, ao Poder Legislativo, a proposta de projeto de Lei que institui no Município de Parauapebas, o Sistema Municipal de Cultura – SMC, dispõe sobre os Instrumentos de gestão e Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMF.

Foi por esta trajetória de vida e notória atuação política e social de um jovem que luta, sobretudo, pela garantia e conquista de direitos sociais, por uma democracia verdadeira e uma sociedade melhor que Girlan Pereira da Silva foi condecorado com o Prêmio GOLDEN 2015 – Destaque da Sociedade Civil Organizada.

Publicidade

Veja
Também