Governo discute desafios e responsabilidades do setor mineral no Pará e no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O governador Helder Barbalho participou, na terça-feira (24), da solenidade de abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (Exposibram), considerado um dos mais importantes eventos de mineração da América Latina. A edição ocorre até quinta-feira (26), totalmente online pela 1ª vez em quase 40 anos. As inscrições para participar são gratuitas no site do evento.

Na abertura, Helder Barbalho falou sobre os desafios e as responsabilidades de fazer do setor um meio responsável para melhor desenvolver o Estado. “Sabemos que temos muitos desafios no Pará, precisamos avançar na regularização e exploração sustentável, que garantam os direitos dos trabalhadores, o fortalecimento do setor e o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.


“Estamos trabalhando, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, a reforma da política estadual de mineração, da reativação do Conselho Consultivo de Mineração, e discutindo o que chamamos de ordenamento estratégico da pequena mineração. A mineração pode ser uma grande aliada para que possamos não apenas estimular esta atividade, mas também consigamos construir soluções sustentáveis para a preservação ambiental” – Helder Barbalho, governador do Pará.

Helder também reforçou a missão do governo estadual pela compatibilização da atividade mineral com a floresta em pé

O chefe do Executivo Estadual falou, ainda, sobre a força do Pará no que se refere a mineração e a missão do governo estadual na busca pela compatibilização da atividade mineral com a floresta em pé. “Temos que dar oportunidades aos nossos irmãos amazônidas e o caminho para isto é o desenvolvimento equilibrado. É minha missão, como governador do Estado, guiar a preparação de nossa sociedade e buscar fomentar, especialmente, a diversificação econômica em nosso Estado”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, mediará, nesta quinta-feira (26), a partir das 15h30, a sala onde será tratada as atrações de investimentos nos estados mineradores.

“Esse evento é importantíssimo, porque fomenta a mineração, fomenta as rodadas de negócios que acontecerão no evento e fomenta o crescimento da mineração como um todo. Então ele é de essencial importância”, considera Carlos Ledo.

A programação do dia 24 encerrou com a apresentação da cantora paraense Lia Sophia no estande “Canta Pará”.

Publicidade

veja também