Governo do Estado entrega nesta quarta-feira instalações da Usina da Paz em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O governador Helder Barbalho realiza às 11 horas desta quarta-feira (18) a entrega da quinta Usina da Paz (UsiPaz) em Parauapebas, a primeira da região. A primeira unidade foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua; em seguida, a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a Nova União, em Marituba; e a mais recente, entregue no início de maio, a UsiPaz Benguí. Localizado nos altos do Bairro Jardim Tropical, o projeto inovador integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, visa atender à população da região e levar mais qualidade de vida, redução da violência e transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.
Assim como nas outras inauguradas no estado, a unidade Parauapebas ofertará mais de 60 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade. A obra foi executada em parceria com a mineradora Vale.

A UsiPaz Parauapebas conta com quadra poliesportiva coberta; espaço para dojô (local onde se treina artes marciais japonesas) e atividades culturais; piscina, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica, emissão de documentos e ações de segurança.


O local conta ainda com ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade, além de espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

 

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Serviço
A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 22 horas; aos sábados, de 8 às 14 horas; e aos domingos, de 8 às 18 horas, de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos. Endereço: Av. D, Quadra 101, Bairro Tropical, em frente à Igreja Católica.

veja também