Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Governo do Estado firma parceria com escola de tempo integral em Canaã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Governo do Estado do Pará, por meio da Polícia Militar, assina, neste sábado (30), um termo de convênio com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, que estabelece medidas a serem adotadas pelos dois órgãos para a execução do Projeto de Supervisão Militar Educacional – Polo Canaã dos Carajás, a ser desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica “Ronilton Aridal da Silva”.

Na ocasião, a Escola Municipal será inaugurada passando a ter um amplo espaço de mais de 3 mil m² de área, 12 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Atende aproximadamente 600 alunos, do 4° ao 9° ano, além da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola é destinada aos moradores do residencial Canaã e do bairro Nova Esperança. A previsão de início das aulas é dia 8 abril.


Canaã dos Carajás é o primeiro município da região a contar com uma escola pública de ensino fundamental com atendimento em tempo integral. O prédio foi construído com recursos próprios da prefeitura municipal e custou um total de R$ 5.300.271,04.

Parceria com a Polícia Militar – Polícia Militar e Prefeitura de Canaã dos Carajás celebram parceria para gestão compartilhada da Escola Municipal de Educação Básica “Ronilton Aridal da Silva”. O Plano de Trabalho a ser executado na escola foi elaborado pela PM, em conformidade com o Programa de Ações Escolares (PAE), da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar e aprovado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás. Caberá a PM, editar e atualizar o Manual do Aluno, por meio da DPCDH em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Canaã.

A escola será supervisionada pela Polícia Militar, por meio do 23º Batalhão da PM (Parauapebas), vinculado ao Comando de Policiamento Regional II, com sede em Marabá, para atuarem, durante a folga, no Projeto de Supervisão Militar Educacional. Além disto, serão designados instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para ministrar o programa na escola.

A PM se compromete também a aprimorar as ações de policiamento preventivo no entorno da escola e a executar e o Plano de Segurança Escolar, elaborado especificamente para a Escola Ronilton Aridal. O plano prevê que, periodicamente, os indicadores de segurança escolar (ISE), sejam mensurados e passem por avaliação da eficácia.

Já a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás assegura, por intermédio do convênio, que o poder público municipal irá manter a infraestrutura física e material necessárias para a execução do projeto, incluindo reformas, sinalização adequada e instalações sanitárias, considerando a quantidade de policiais militares que atuam diariamente nas atividades de supervisão.

Curso de Supervisão Militar Educacional – Além da vocação para o trabalho pedagógico, os policiais militares selecionados para atuar na escola, sob a supervisão da PM no Estado, são capacitados em um curso coordenado pela corporação, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).

O Curso de Supervisão Militar Educacional tem 90 horas/aula de duração e é dividido em três fases, visando, na prática, habilitar os policiais com os conhecimentos necessários para o trato com o público escolar. O grande objetivo é diminuir a violência no ambiente colegial, por intermédio de métodos e procedimentos especializados, além de evitar que os estudantes tenham contato com as drogas através de instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O convênio firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Canaã dos Carajás é válido até 31 de dezembro de 2020.

 

Publicidade

Veja
Também