Governo do Estado garante pavimentação da Transcanadá, no sudeste do Pará

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma das obras mais esperadas nas regiões do sul e sudeste do Pará começa a se tornar realidade. A construção e pavimentação da Transcanadá, estrada vicinal que faz ligação de Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas receberá obras por meio de convênio do Governo do Estado com as prefeituras dos municípios de Canaã dos Carajás e Azul do Norte e Parauapebas .

A parceria para a obra, no primeiro trecho de Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte, foi firmada neste sábado, 4, durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho naquela região. “Finalmente o sonho começa a ser realizado, um sonho desta população que por décadas trabalhou aqui, suou nesse chão, acreditou que está região poderia se desenvolver e hoje fruto da parceria do Governo do Estado com Canaã dos Carajás, Parauapebas e Água Azul”, afirmou o governador.


“Nós iniciaremos já agora o asfaltamento da Transcanadá, ligando Parauapebas e Canaã com o Curitibano e à PA 279 integrando são Félix, Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia, Xinguara com todo o polo de Canaã e de Parauapebas, integrando essa região, desenvolvendo, gerando emprego, gerando renda, garantindo estrada com trafegabilidade, tirando o povo da lama no inverno e da poeira do verão, garantindo escoamento da produção, diminuindo o custo do frete, fazendo com que essa região possa se desenvolver cada vez mais, cuidando das pessoas, trabalhando por todo o Pará”, disse Helder Barbalho.

População está cansada de engolir poeira de piçarra e enfrentar dias difíceis com a falta pavimentação na região

Ao todo a Transcanadá tem 41 quilômetros de extensão. Em 60 dias será assinado o convênio do segundo trecho da obra com a Prefeitura de Parauapebas para garantir o asfaltamento do trecho que liga a vila de Canadá à localidade de Curitibano, interligando a Transcanadá com rodovia PA 279.

Josenira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, agradeceu a o governador a celebração do convênio com o seu município. “Que Deus abençoe a vida desse nosso governador que continue com esse coração grande por todo o Pará”, disse a prefeita.

Wagner Machado, presidente da Federação dos Municípios Paraenses (Famep) também falou da importância do compromisso do governador do Estado e. garantir o asfaltamento da Transcanadá. “É a união de compromisso e da responsabilidade de garantir as pessoas da região uma melhoria da qualidade de vida, tirando as pessoas da poeira, trazendo a segurança, trazendo a trafegabilidade e o escoamento dos produtos e dizer que isso aqui é o corredor do desenvolvimento, que e nos trabalhamos juntos, firme por um Pará cada vez melhor”, disse o presidente da Famep.

Isvandires Martins Ribeiro, prefeito de Água Azul do Norte detalhou que a parceria pelo asfaltamento da Transcanadá vai alavancar o desenvolvimento da região. “Estou muito feliz porque estamos sempre em busca de recursos pra poder atender a todas nossa sociedade e toda a nossa região e essa obra trara desenvolvimento, um sonho realizado pois hoje de fato e direito a Transcanadá foi assinada e vai se tornar realidade”, disse o prefeito.

O morador da região também come orou o início da obra de pavimentação da Transcanadá. Adilson Gomes detalha que é uma obra que chega para mudar para melhor a vida de quen trafefa pela Transcanadá, “que hoje eu muito perigosa, eu .és.i já sofri um acidente aqui, e espero que além do asfalto a estrada seja feita com sistema de drenagem pois ao longo da estrada tem muitos braços de rosto, e com certeza, de pronta essa estrada vai ajudar muito a vida da gente que mora aqui na região”, detalhou .

veja também