Governo do Pará entrega primeiro Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Governo do Estado do Pará, instalará, no próximo dia 6, às 14h, o primeiro Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 do Estado, contando com 28 leitos clínicos e 30 leitos de UTI. A unidade, localizada no município de Parauapebas, será a primeira exclusiva e definitiva para atendimento da doença.

O objetivo do Centro é atender aos pacientes com o novo coronavírus que, atualmente, estão sendo referenciados para os Hospitais Regionais, portanto atenderá pacientes de todos os municípios do Sudeste do Pará. A estratégia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que os Hospitais Regionais voltem aos seus perfis originais e deem seguimento ao atendimento de pacientes com outras patologias que também precisam de atenção na Rede Estadual do SUS


O Centro funcionará em um anexo do Hospital Municipal de Parauapebas, em área cedida pela Prefeitura Municipal, e receberá pacientes referenciados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros, por meio da Central Estadual de Regulação.

Abrindo unidades específicas para Covid-19, os pacientes são direcionados para essas unidades, desafogando os hospitais municipais e estaduais. Isso garante a retomada de demandas eletivas que ficaram reprimidas em razão da pandemia.

O Centro Especializado de Covid-19 está sendo equipado pelo Governo do Estado e terá gestão estadual por meio de Organização Social de Saúde. Também estão sendo planejados Centros semelhantes para as cidades de Belém e Conceição do Araguaia.

veja também