Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Governo inaugura Complexo de Segurança Pública em Canaã dos Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (15), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), inaugurou, na cidade de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, o Complexo de Segurança Pública que reunirá, no mesmo espaço, uma Unidade Integrada Pro Paz, quartel do Corpo de Bombeiros Militar e um ginásio de esportes com praça para atividades de cultura e lazer da Fundação Pro Paz.

Localizado na Avenida São Sebastião, no bairro Novo Horizonte II, o complexo recebeu aporte da ordem de R$ 2,5 milhões, fruto de convênio firmado entre o governo estadual e a empresa Vale S. A., como parte dos investimentos sociais do projeto Ferro S11D, em implantação. Os serviços das obras tiveram o apoio da prefeitura.


O titular da Segup, Jeannot Jansen, ressaltou a importância do complexo entregue pelo Governo do Estado para a cidade, que hoje tem perto de 80 mil habitantes. “Os serviços oferecidos de forma integrada e o trabalho preventivo, destinado sobretudo às crianças e jovens, é de grande importância para essa cidade que cresce a cada dia”, disse.

Doado pela prefeitura, o terreno do Complexo de Segurança detém uma área de cerca 5 mil metros quadrados. O Quartel do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros tem duas salas, dois alojamentos, refeitórios, garagem coberta e cinco banheiros, e recebe ainda três motocicletas e viaturas de combate a incêndios e resgate. O 16º GBM atuará com um efetivo de 41 bombeiros. “A parceria entre os poderes e a iniciativa privada deve ser ressaltado. É o terceiro quartel dos Bombeiros instalado na área de Carajás. Estamos aqui para atender aos anseios da população”, destacou o comandante geral da corporação, coronel Zanelli Antônio Nascimento.

Integração – O espaço da 48ª UIPP terá atendimentos das polícias Civil e Militar e Pro Paz, salas de monitoramento, mediação de conflitos e de reconhecimento, além do cartório, espaço de custódia e cinco banheiros públicos, um destinado a portadores de deficiência. O prédio anexo da UIPP terá ainda quatro alojamentos, dois para policiais civis e dois destinados a policiais militares. Além disso, a unidade contará com uma copa e cozinha e uma sala de convivência para os agentes de segurança. O valor de investimentos em equipamento mobiliários da UIPP é de R$ 107.761, voltado à aquisição de material de informática, mesas, cadeiras, armários e eletrodomésticos.

“A partir desta segunda-feira, estaremos trabalhando com a comunidade a fim de oferecer atividades de esporte. Já temos um professor efetivo que começa a atuar na próxima semana”, adiantou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt. A UIPP oferecerá atendimento psicossocial e de acolhimento e, em 60 dias, uma das três salas do ginásio iniciará atividades da “Escola da Vida”, projeto do CBM.

Para o prefeito Jeová de Andrade, “a inauguração do complexo é fundamental para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás, pois vai oferecer serviço público de qualidade aos moradores”. O gerente de Segurança Empresarial da Vale, Germano Salustiano, ressaltou o objetivo das obras entregues. “Com a integração dos serviços, a UIPP fica cada vez mais próxima da sociedade, na prevenção e no combate da criminalidade”.

Reportagem: Sérgio Chêne

Publicidade

Veja
Também