Pesquisar
Close this search box.

Governo municipal apresenta proposta para minimizar problema de falta de estacionamentos

Reportagem publicada neste portal de notícias sobre estacionamentos lotados, um problema que afeta a todos que dirigem pelas ruas de Parauapebas, pois, em algum momento, os condutores precisam estacionar para entrar em alguma loja, lanchonete, agência bancária etc, chama a atenção da Prefeitura de Parauapebas.

A matéria que pode ser conferida AQUI apresentou reclamações de usuários que diziam esperar soluções por parte do poder público.

Se depender do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), este problema está com os dias contados, pois será solucionado com a implantação do sistema zona azul, que irá normatizar, principalmente, próximo de áreas mais movimentadas da cidade.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira, titular da pasta que subordina o DMTT, órgão fiscalizador do trânsito no município, revelou que uma solução para resolver o problema de falta de espaço para estacionamento já está em tramitação.

 

“Há medidas que estamos tomando no sentido de otimizar e melhorar esses estacionamentos na cidade, haja vista que há mais carros que vagas nos estacionamentos. Então, o governo municipal, através da Semsi [Segurança Institucional e Defesa do Cidadão], está tomando medidas para criar os estacionamentos rotativos nas áreas de maior fluxo da cidade. Otimizando esses espaços, acredito que mais pessoas terão a liberdade de estacionar esses carros de maneira mais democrática”, explicou Wanterlor Bandeira.

Quanto ao uso de estacionamento pelas empresas que comercializam veículos ou outros produtos, o secretário também apresenta a solução, dizendo que com a implantação da zona azul o uso desses espaços por empresas de forma indevida deixará de acontecer.

O trâmite para a implantação do sistema rotativo de estacionamentos, segundo Wanterlor Bandeira, já se encontra em andamento, já tendo o processo sido votado na Câmara Municipal e o decreto assinado pelo prefeito.

“A demora ocorre pela complexidade do caso, tendo, inclusive, ter que se refazer o projeto, pois se fez necessária a inserção de outras áreas. As tarifas estão sendo discutidas para que sejam justas e módicas. A licitação já está em andamento e até o final de agosto já teremos o ganhador autorizado a iniciar a implantação, procedendo depois a operação”, revela Wanterlor Bandeira.

Até os comerciantes ou funcionários que precisam passar o dia todo com o veículo estacionado precisarão se adequar, pois a empresa que administrará os estacionamentos não fará distinção. Sendo assim, será viável que venham para o trabalho usando o transporte coletivo de passageiro ou negociem com a concessionária dos estacionamentos para ter um preço mais em conta.

“Nas ruas comerciais será implantada a zona azul. Mas isso não impede que os comerciantes busquem parceria com a empresa concessionária do sistema para negociar preços diferenciados para poder manter seus veículos e de seus funcionários durante o período que achar necessário”, explica o secretário, dizendo que o comerciante precisa entender que aquele espaço não é dele, mas do cliente que precisa do conforto de estacionar enquanto faz suas compras.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário