Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Governo municipal apresenta proposta para minimizar problema de falta de estacionamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Reportagem publicada neste portal de notícias sobre estacionamentos lotados, um problema que afeta a todos que dirigem pelas ruas de Parauapebas, pois, em algum momento, os condutores precisam estacionar para entrar em alguma loja, lanchonete, agência bancária etc, chama a atenção da Prefeitura de Parauapebas.

A matéria que pode ser conferida AQUI apresentou reclamações de usuários que diziam esperar soluções por parte do poder público.


Se depender do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), este problema está com os dias contados, pois será solucionado com a implantação do sistema zona azul, que irá normatizar, principalmente, próximo de áreas mais movimentadas da cidade.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira, titular da pasta que subordina o DMTT, órgão fiscalizador do trânsito no município, revelou que uma solução para resolver o problema de falta de espaço para estacionamento já está em tramitação.

 

“Há medidas que estamos tomando no sentido de otimizar e melhorar esses estacionamentos na cidade, haja vista que há mais carros que vagas nos estacionamentos. Então, o governo municipal, através da Semsi [Segurança Institucional e Defesa do Cidadão], está tomando medidas para criar os estacionamentos rotativos nas áreas de maior fluxo da cidade. Otimizando esses espaços, acredito que mais pessoas terão a liberdade de estacionar esses carros de maneira mais democrática”, explicou Wanterlor Bandeira.

Quanto ao uso de estacionamento pelas empresas que comercializam veículos ou outros produtos, o secretário também apresenta a solução, dizendo que com a implantação da zona azul o uso desses espaços por empresas de forma indevida deixará de acontecer.

O trâmite para a implantação do sistema rotativo de estacionamentos, segundo Wanterlor Bandeira, já se encontra em andamento, já tendo o processo sido votado na Câmara Municipal e o decreto assinado pelo prefeito.

“A demora ocorre pela complexidade do caso, tendo, inclusive, ter que se refazer o projeto, pois se fez necessária a inserção de outras áreas. As tarifas estão sendo discutidas para que sejam justas e módicas. A licitação já está em andamento e até o final de agosto já teremos o ganhador autorizado a iniciar a implantação, procedendo depois a operação”, revela Wanterlor Bandeira.

Até os comerciantes ou funcionários que precisam passar o dia todo com o veículo estacionado precisarão se adequar, pois a empresa que administrará os estacionamentos não fará distinção. Sendo assim, será viável que venham para o trabalho usando o transporte coletivo de passageiro ou negociem com a concessionária dos estacionamentos para ter um preço mais em conta.

“Nas ruas comerciais será implantada a zona azul. Mas isso não impede que os comerciantes busquem parceria com a empresa concessionária do sistema para negociar preços diferenciados para poder manter seus veículos e de seus funcionários durante o período que achar necessário”, explica o secretário, dizendo que o comerciante precisa entender que aquele espaço não é dele, mas do cliente que precisa do conforto de estacionar enquanto faz suas compras.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também