Grand Prix Parauapebas de Judô ocorre esse final de semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um dos eventos de judô mais aguardados do Estado do Pará completa uma década de existência. Para as comemorações a Associação Esportiva e Paradesportiva do Pará (AEPA) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realiza um dos maiores festivais com a participação de cerca de 250 judocas e programação durante três dias.

Nesta sexta-feira, 1º, os atletas passam pela análise de pesagem. No sábado, 02, os judocas se enfrentarão nos tatames e domingo, 03, a grande final. Oito categorias vão disputar o pódio: Sub 13 (11 a 12 anos), Paralímpico (atletas alto rendimento), Sub 15 (13 a 14 anos), Sub 18 (15, 16 e 17 anos), Sub 21 (18, 19 e 20 anos), Sênior (acima de 21 anos), Master (a partir de 30 anos) e a categoria Festival Mirim no qual atletas de 04 a 08 anos, independentes de vitórias ou não, receberão medalhas de ouro, como incentivo oferecido pelos organizadores.


As inscrições para o 10º Gran Prix Parauapebas de Judô, aconteceram em setembro. Os Belenenses Rafael Ribeiro da categoria sênior -100 (de 91 kg a 100 kg); Geraldo Magela, sênior + de 100 e Luana Gouveia atleta sênior – 70, estão entre os judocas com histórico em grandes competições mundiais e vão representar a capital do Pará. O atleta paralímpico da Seleção Brasileira de Judô, Thiego Marques, também entra na disputa, defendendo o título por Parauapebas pela categoria 60 kg ligeiro.

O estilo de premiação será o quadro olímpico de medalhas, além de troféus para a maior delegação do interior do Pará, a maior delegação Geral e a maior delegação Máster. De acordo com a coordenação do evento, umas das exigências feitas pela Federação Internacional de Judô (FIJ) é que todos os atletas façam o teste da covid-19 antes de entrarem para combate.  Para isso, uma equipe médica estará à disposição no local.

A cerimônia de abertura será no sábado, 02, a partir das 8h30 com a participação do secretário Geral da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CDVB), Helder Maciel Araújo, o presidente da Comissão de Atletas de Judô da CBDV, Hályson Boto, o presidente da Federação Paraense de Desportos Visuais (FPDV), Thiago Ferreira da Silva.

Os portões do ginásio poliesportivo Islander Sousa, estarão abertos ao público, porém será necessário o uso de máscaras e fica proibido o consumo de bebida alcoólica no local. A programação completa está disponível no site da AEPA, no link aepa.org.br/notícias.

 

veja também