Cerca de 100 adolescentes participaram do 1º Encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), nesta quarta-feira (8), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O evento teve como tema “Prevenção da gravidez e DSTs”.
Alunos e equipes dos quatro Cras de Parauapebas (Minérios, Altamira, Da Paz e Rio Verde) se reuniram para, através de uma gincana, discutir temas relacionados à sexualidade dos jovens, considerando essa a melhor maneira para aprendizagem dos mesmos.
De acordo com a psicóloga Leidiane Pinheiro, uma das organizadoras do encontro, há dois meses temas como prevenção da gravidez na adolescência e combate às DSTs estão sendo trabalhados em todos os centros. O evento foi organizado também para celebrar o Dia Internacional de Prevenção de Gravidez na Adolescência, que aconteceu no dia 26 de setembro.
Valéria Steffany, aluna do Cras do Rio Verde, representou uma jovem que, por falta de atenção por parte da mãe, não discutia assuntos relacionados à sexualidade em casa e acaba ficando grávida ainda adolescente.
Valéria Steffany diz se sentir aliviada por ter uma mãe muito diferente da representada na peça teatral. “Em casa, eu e minha mãe conversamos muito sobre o assunto. Somos amigas e não temos problema de comunicação”, garantiu a aluna.
Uma parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi feita e seus representantes ajudaram em questões teóricas, instruções e distribuição de preservativos.
O Cras é um órgão público, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado ao atendimento socioassistencial de famílias. Com uma equipe profissional de referência, o Cras desempenha papel central no território onde se localiza, atuando junto às famílias que vivem na área de abrangência.
Reportagem: Anderson George
Fotos: Anderson Souza