Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Grupo Xuatê Carajás realizará 1º Festival de Carimbó de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O 1° Zimba Carajás foi contemplado com o Prêmio Preamar de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e terá 8 dias de programação, com início no próximo dia 05 e vai até o dia 12 de setembro. Por conta da pandemia o festival não poderá ser realizado presencialmente.

Mesmo com o distanciamento social o Zimba Carajás terá uma grande aliada, a internet, que possibilitará a transmissão da programação pela página do festival no facebook https://www.facebook.com/Festivalzimbacarajas/.


Do dia 05 ao dia 10 serão realizados Roda de Conversa com os fazedores do Carimbó de Parauapebas com o tema “Papo de Carimbó”; Encontro de Mestre de diversos municípios do Estado do Pará com o tema “Carimbó e a Salvaguarda”; Oficina de confecção de maracás com o Mestre Lucas Bragança; oficina de Banjo com Thiago Bragança e dança de carimbó com Ismael Pinheiro.

No dia 11 terá uma Live Show “CARIMBO DO MEU BRASIL” a partir das 19h00, com os grupos da Região de Carajás Raízes Parauara e Xuatê Carajás, de Parauapebas, Mayrabá, de Marabá e Flores do Carimbó, de Canaã dos Carajás, o mesmo faz parte das comemorações de 6 anos do Carimbo como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, registro este conquistado em 2014 através do IPHAN com a mobilização de grupos, mestres e mestras de carimbo, através do movimento Carimbo Patrimônio Brasileiro que começou em 2005 na cidade de Santarém Novo.

No dia 12 a Live Show ”ZIMBA CARAJAS”, nos estilos raiz e estilizado, a partir das 17h00, o encerramento do Festival terá a participação dos Grupos Xuatê Carajás, de Parauapebas; o Grupo Sancari, Grupo Frutos do Pará e Sabor Marajoara de Belém; Grupo de Carimbó Os Quentes da Madrugada de Santarém Novo e Grupo Revelação do Zimba de Salinópolis.

Para a realização desse evento cultural a Associação de Tradições Culturais Xuatê Carajás contará com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Hotel Ibis Styles, Centro Mulheres de Barros, Secretaria de Cultura de Parauapebas, Flexanet, Hamburgueria El Burguer e Campanha Carimbó Patrimônio Brasileiro.

A produção do festival é de Thiago Bragança e Solange Loureiro. Contatos: (91) 98965-9550 / (91) 98481-4011.(inscrição das oficinas). Toda programação vai ser transmitida página do Festival no facebook https://www.facebook.com/Festivalzimbacarajas/

Publicidade

Veja
Também