Guarda Municipal de Parauapebas participa de congresso no Rio de Janeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Compondo a delegação paraense de guardas representada por seis GM’s, A Guarda Municipal de Parauapebas esteve presente no XXIX Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento, ocorrido no Teatro Popular Oscar Niemeyer, na cidade de Niterói-RJ, entre os dias 23 a 25 de outubro, teve a participação de representações de várias guardas municipais do país, além de autoridades civis e militares.

De acordo com o GM Magno, Inspetor da Guarda Municipal de Parauapebas, o Congresso teve como objetivo estreitar os laços entre os agentes das instituições, conhecer a realidade de cada órgão, adquirir e compartilhar conhecimentos nivelando as guardas municipais em termos técnicos e operacionais com o intuito de prestar uma segurança pública municipal eficaz e humanizada.


“Voltamos mais fortalecidos por saber que em diversos munícipios brasileiros as GM’s desenvolvem seu papel, contribuindo para a segurança dos cidadãos de bem. Entendemos melhor nossas atribuições e o que podemos fazer, além do institucional”, explicou Magno, contando que nos três dias de evento foram desenvolvidas as seguintes de pautas: Aplicação da Lei 13022/2014; Palestra Instrucional Condor; Palestra Instrucional Hytera; 1°Encontro Nacional de autoridades Guardas Municipais; As Guardas Municipais e o novo contexto da Segurança Pública; A utilização das Redes Sociais como rede de divulgação das Guardas Municipais; Avaliação do Monitoramento e Uso de indicadores em Segurança Público; Aposentadoria policial dos Guardas Municipais; A inserção das Guardas Municipais na prevenção da Violência contra mulher; A importância das Guardas Municipais armadas na autodefesa dos agentes e do cidadão de bem; Gestão Humanizada nas Guardas Municipais; Capacitação das Guardas Municipais; Sobrevivência Policial; Desafios da Segurança Pública no Brasil e o papel das Guardas Municipais; Adoecimento mental e suicídio de profissionais de Segurança Pública.

No final do evento, os participantes fizeram visita técnica ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), comandado por um Guarda Municipal de Niterói.

A participação de integrantes da Guarda Municipal de Parauapebas se deu graças ao apoio do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI); cuja importância, segundo Glauber Mota, gestor da pasta, é a capacitação dos servidores que agora deverão ser multiplicadores repassando aos demais o aprendizado lá recebido. “Segurança pública é um assunto que sempre cabe inovações e humanização. Acredito que os participantes somarão muito para a segurança no município”, relata Glauber.

Publicidade

veja também