Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Guarda Municipal participa de ação conjunta contra exploração sexual infantil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), em parceria com outras instituições, participou de uma operação em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas comunidades Vila Sanção, Paulo Fonteles e APA do Igarapé Gelado.

Além da GMP, participaram da ação equipes do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Polícia Civil, Vigilância Sanitária, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e do Juizado da Infância e Juventude.


Durante a operação, os órgãos fiscalizaram 14 estabelecimentos comerciais, como bares e casas noturnas, com o intuito de coibir a exploração e abuso sexual infantojuvenil, entre outras violações que ameaçam os direitos da criança e do adolescente.

Os agentes entregaram panfletos, fôlderes e cartazes contra a prática abusiva e orientaram os proprietários e frequentadores dos locais.

“Em operações como essa, além de fazermos a proteção dos demais órgãos durante as fiscalizações, também atuamos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, por ser uma das atribuições da Guarda Municipal”, ressalta o coordenador de Operações da GMP, Aderson Oliveira.

Na Vila Sanção, as equipes encontraram uma menor de idade sem documentação, ficando sob custódia da Vara da Infância e Juventude. E em outro ponto comercial foi constatada irregularidade na documentação de seu funcionamento. Aves presas em gaiolas também foram encontradas no local e imediatamente apreendidas pelos órgãos fiscalizadores.

Foi identificada a presença de menor de idade em local inapropriado e irregularidades no funcionamento de estabelecimento também na vila Paulo Fonteles.

Outras ações da GMP

Já na zona urbana de Parauapebas, a fiscalização foi voltada principalmente para o cumprimento do decreto municipal, que proíbe aglomerações de pessoas em locais públicos, visto que o novo coronavírus ainda está em transmissão.

A Guarda Municipal fiscalizou locais estratégicos nos bairros Beira Rio, Alvorá, Cidade Nova, Rio Verde, Casas Populares I, Casas Populares II, Cidade Jardim e Bairro dos Minérios.

Publicidade

Veja
Também