Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Guarda Municipal percorre escolas de Parauapebas no projeto “Cultura de Paz nas Escolas”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A “Operação Volta às Aulas”, realizada há três anos pelo Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal de Parauapebas, entrou em 2020 com um novo projeto, o “Cultura de Paz nas Escolas”, que contempla crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.

Durante 12 dias, o GCE, com o apoio do Grupamento de Ações com Cães (GAC) e da Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM), visita as unidades de ensino, recepciona os pais e alunos na chegada à escola, realiza momento cívico na quadra e em seguida vai para as salas de aula, onde são feitas palestras educacionais sobre os seis pilares da Cultura de Paz: Respeite a Vida, Rejeite a Violência, Seja Generoso (a), Ouça para Compreender e Redescubra a Solidariedade.


O coordenador do GCE, Valterlan Silva, diz que o principal objetivo das ações é dar ênfase ao respeito e à boa convivência no ambiente escolar. “A partir de agora, nós, que integramos o Grupamento Comunitário Escolar, iremos trabalhar e enfatizar essa questão da Cultura de Paz nas escolas, para que possamos ter um ambiente escolar mais saudável, mais harmonioso, onde o respeito impere”, explica ele.

Na escola Antonio Matos, no Bairro Nova Vida, os alunos aprovam a atuação da Guarda Municipal. “É muito importante porque pode combater vários crimes, drogas, violência, bullying; a gente se sente mais segura na hora de ir pra casa e na hora de vir”, elogia Yasmin Brito, do 8º ano.

A moradora Luzivânia da Silva também considera válida a operação da GM. “É muito bom ter eles sempre por perto, acompanhando nossos filhos. Eu fico satisfeita de vê-los na escola, direto”, diz ela.

A “Operação Volta às Aulas” criou muita expectativa para a comunidade estudantil da Vila Sanção, na última sexta-feira, 31. “Esse momento é muito importante e produtivo para professores, coordenadores e para os alunos. Agradeço à Guarda Municipal”, declarou a diretora da escola Alegria do Saber, Terezinha Oliveira.

O GCE é subdivido em dois grupos: Grupamento de Monitoramento Escolar (GME), responsável pelo planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações preventivas à violência nas escolas e imediações; e Grupo de Ronda Escolar (GRE), equipe que realiza as rondas motorizadas nas áreas externas e rondas a pé nas áreas internas das escolas, dentre outras atuações.

Saiba mais

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) é uma instituição civil, da Administração Direta, unidade subordinada e que integra a estrutura operacional da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). Está dividida nos seguintes grupamentos: de Pronto Emprego (GPE), Comunitário Escolar (GCE), de Ações com Cães (GAC), Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM) e Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).

A Guarda Municipal pode ser acionada por meio dos números: (94) 3346-2182/3346-7510/3346-2250.

Publicidade

Veja
Também