Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Guardas Municipais e aprovados no Concurso Público 01/2014 fazem manifestação em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Depois de uma reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar), realizada na tarde do último domingo (17), os Guardas Municipais que passaram pelo processo de formação, assim como alguns aprovados no último Concurso Público Municipal 01/2014, deram início a uma série de reivindicações, afim de chamar a atenção do Poder Público para serem convocados o quanto antes e assumirem seus respectivos cargos.

Com faixas e nariz de palhaço que todos expuseram suas indignações com a administração municipal, tendo em vista que segundo informações dos manifestantes, não há perspectivas sobre suas atuações nas funções que lhe foram atribuídas nas aprovações dos concursos.


No caso dos Guardas Municipais, 142 pessoas passaram pelo processo de formação, o curso teve duração de oito meses e muitas aulas teóricas e práticas foram ministradas na sede do Quartel da Polícia Militar em Parauapebas, porém, a informação que chegou aos profissionais, dando conta de que apenas 50 guardas seriam convocados pela Prefeitura para começar a atuar, gerou insatisfação entre todos que foram capacitados e se dedicaram para exercer a função.

De acordo com os Guardas Municipais a justificativa do Governo Municipal é que a Prefeitura não possui verba suficiente para convocar todos os aprovados, e diante disso, o que gera mais revolta aos profissionais são os possíveis novos contratos de cargos comissionados que estão sendo feitos pela a administração municipal.

Essa não foi a primeira manifestação dos Guardas Municipais, na semana passada eles fizeram um protesto pacífico em frente ao prédio da Prefeitura de Parauapebas, Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e foram até ao Ministério Público com o mesmo objetivo; chamar a atenção do Governo e autoridades para terem seus pedidos atendidos.

Além dos Guardas Municipais, em média 500 pessoas que passaram no último Concurso Público também aguardam convocação, as aprovações e classificações foram para vários setores públicos, como; enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo entre outros. Segundo os concursados, poucos foram chamados, e os que ainda aguardam as convocações estão sem previsão para começar a trabalhar, por isso diante do impasse, os Guardas Municipais e os aprovados no Concurso foram pedir orientações ao Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas e optaram em dar início a uma série de reivindicações no decorrer dos próximos dias, até serem atendidos.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura disse que serão convocados 50 candidatos aprovados no processo da Guarda Municipal. A convocação dos demais aptos a ingressarem na Guarda acontecerá após avaliação orçamentária da gestão, devendo ocorrer gradativamente nos meses posteriores.

O item 13.25 do Edital do Concurso da Guarda Municipal de Parauapebas diz que: “os alunos APROVADOS e CLASSIFICADOS no Curso de Formação de Guarda Municipal serão convocados para tomar posse do cargo através de Edital de Convocação publicado unicamente no Diário Oficial do Município, conforme a conveniência da Administração Pública”.

Reportagem: Dayane dos Santos – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também