Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hemopa registra redução no número de doações de sangue

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) faz um alerta à sociedade em relação a diminuição no número de doadores de sangue neste período de férias escolares. Somente na primeira quinzena do mês de julho, já foi registrada uma redução de 38% no número de doações em relação ao mesmo período do mês passado.

“Nossa grande preocupação é que, geralmente, as pessoas viajam mais na segunda quinzena de julho. Pra muita gente, este é um mês que representa férias, mas cirurgias continuam sendo realizadas e pacientes continuam dependendo de sangue, ou seja, as doações de sangue não podem parar”, esclarece a assistente social da Fundação Hemopa, Lílian Bouth.


Para reverter à situação, a Fundação Hemopa está intensificando campanhas externas e internas, com a mobilização de grupos solidários e instituições parceiras. “Também estamos fazendo contato direto, via telefone, com os doadores, lembrando que já está na hora de fazer nova doação de sangue”.

Bouth ressalta ainda a importância de lembrar que a doação de sangue é uma responsabilidade de todos. “Antes de viajar, seja solidário e faça a sua doação de sangue. Além dos três pontos de coleta em Belém, também temos unidades em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí”.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Publicidade

Veja
Também