Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Homenagens marcam as comemorações de 7 de Setembro em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um espetáculo de cores, coreografias e homenagens marcou as comemorações de 7 de Setembro em Parauapebas, com destaque para apresentação das escolas municipais sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao menos 35 delegações marcharam em ato de civismo pelo Dia da Independência do Brasil e, também, em homenagem ao município, apresentando o tema “Jubileu de Prata – Parauapebas 25 Anos de História”.

A Rua E ficou pequena para abrigar milhares de pessoas que saíram de casa, na manhã de sábado (7), para prestigiar a parada estudantil. Nem mesmo a chuva, logo no início do desfile, foi suficiente para dispersar a multidão, que vibrou a cada performance de escolas e entidades civis e militares que retumbaram pela avenida. Firmes e atentos (alguns até molhados), os espectadores permaneceram às margens do corredor do evento até a última delegação apresentar-se.


A abertura da parada estudantil foi realizada por três alunos da Escola Primavera II, que, em ato simbólico, hastearam as bandeiras do Brasil, Pará e Parauapebas, ao som instrumental de seus respectivos hinos, executados pela Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O Grupo Tático, da Polícia Militar, foi a primeira delegação a passar pela avenida, seguido pelo Corpo de Bombeiros. Na sequência, desfilaram a Maçonaria, o Grupo de Escoteiros Mata Verde e as escolas públicas. Também estiveram na avenida entidades sociais, como a Sorri Parauapebas, o Instituto Samurai-Zen e Associação Ramos de Karatê, além de órgãos da administração municipal, dentre eles, as Secretarias da Mulher, apresentando a rede de atendimento e da Assistência Social com os alunos do Projeto Criar.

Aula na avenida
Os maiores protagonistas da grande festa dos 191 anos da Independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa foram os alunos das escolas municipais. Com muita simpatia, alegria e vivacidade, mais de 600 deles, de 17 unidades de ensino, abordaram a história de Parauapebas, desde sua descoberta até os dias atuais.

Vestidas com as cores da bandeira nacional, as porta-bandeiras da Escola Chico Mendes fizeram a abertura do desfile escolar. A primeira unidade de ensino a marchar pela avenida foi a Escola Terezinha de Jesus, a maior do município, com mais de 4.000 alunos. Ela apresentou os primeiros habitantes da região: os índios Xikrin do Cateté.

Em continuidade, os demais estabelecimentos municipais falaram sobre a descoberta do Complexo Minerador Carajás, os primeiros colonizadores de Parauapebas, os administradores municipais, além de migração, esporte, cultura, lazer, economia e sobre a própria história da educação local. Nas caravanas do conhecimento, havia também pautas políticas, ecológicas e retrospectivas. O que se viu foi uma verdadeira aula ao público.

“É tanta coisa que temos em Parauapebas que eu jamais imaginei. Cheguei aqui há cinco anos e, hoje, estou tomando uma verdadeira lição sobre os acontecimentos do município desde sua origem. A organização do evento está de parabéns”, elogiou Deusa Maria Silva, mãe da estudante Tamiris, que participou do desfile.

Desfile histórico
Para a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, o tema deste desfile trouxe à população a oportunidade de conhecer melhor a história local, no ano em que são comemorados por Parauapebas seus 25 anos de independência político-administrativa de Marabá.

“Essa foi uma oportunidade brilhante e inédita de contar a história municipal aos nossos habitantes por meio do conhecimento que nossos estudantes constroem na sala de aula. Eles mesmos, os alunos, se sentem incluídos no processo de difundir um pouco da história do lugar onde nasceram e vivem”, destaca a secretária.

A Fanfarra Municipal, composta 109 estudantes, fez uma belíssima apresentação e deu um show em frete ao palanque. Vestidos com as cores da bandeira de Parauapebas, os músicos mostraram repertório afinado e criatividade às autoridade e à população presentes.

Em seguida, a equipe da Semed que organizou o evento convidou as autoridades (militares e civis; secretários de governo; e vereadores) para finalizar o desfile com a última homenagem: desfilar pela avenida de mãos dados, ao lado de balões e de um bolo de aniversário, com vela e tudo, ao som de “Parabéns pra você”, cantado para a jovem cidade.

Repercussão social
A pastora Kelen Adriana saiu de casa para prestigiar o evento com a família. Ela afirma que nem mesmo a chuva a fez pensar em desistir de assistir às apresentações. “O desfile estava belíssimo”, elogia. “A organização foi um dos diferenciais do evento. Tudo estava em sincronia e, mesmo com a chuva, valeu a pena ficar até o final”, acrescenta.

Reportagem: Messania Cardoso / Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também