Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital 5 de Outubro promove curso de assistência em enfermagem para enfrentamento de pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O treinamento contínuo é uma das principais medidas adotadas em um ambiente hospitalar para garantir que protocolos de atendimento e segurança sejam mantidos com qualidade.

Nesse sentido, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), esta promovendo para os colaboradores da equipe de enfermagem um curso intensivo de 40 horas para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). O curso, que contou com duas turmas, se encerra nesta quinta-feira (30/4).


Durante o treinamento, voltado para a assistência em enfermagem, foram abordados desde as principais atividades executadas por técnicos de enfermagem até os cuidados privativos realizados por enfermeiros.

No curso, houve a ênfase no cuidado aos pacientes graves, entubado e casos de Covid-19, com exemplos técnicos na assistência envolvendo o banho no leito, punção venosa e como evitar flebites (inflamação da parede de uma veia), administração de medicações, além da assistência segura ao paciente com coronavírus. As medidas de precauções por meio do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também obteve destaque no treinamento.

“O treinamento é muito importante, tanto para os novos quanto antigos profissionais na unidade. Foi possível mostrar e reforçar os nossos fluxos e principais rotinas de atendimento, priorizando a prevenção e seguindo técnicas com a segurança e qualificação profissional”, explicou Marlo Paiva, enfermeiro do 5 de Outubro, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, e um dos responsáveis pelo treinamento ao lado da enfermeira Jerlehnny Frazão.

Entre outros temas, o curso também abordou temas importantes no dia a dia hospitalar, como a identificação correta dos pacientes, a importância da higienização das mãos, administração correta de medicamentos, risco de queda, cirurgia segura e parto seguro.

Outra abordagem também importante durante a programação, foi sobre o atendimento ao paciente em respirador mecânico e técnica adequada de segurança para aspiração orotraqueal,  e orientações para minimizar  o risco de contaminação entre profissionais.

Sobre o Hospital 5 de Outubro

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Publicidade

Veja
Também