Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Geral de Parauapebas é inaugurado e começará atendimentos no dia 25 de julho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi inaugurado na noite da última sexta-feira (1) as instalações do novo Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que recebeu o nome de Manoel Evaldo Benevides Alves, que já atuou como gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (SEMSA), no mandato do ex-prefeito Darci Lermen e era um empresário pioneiro que muito contribuiu com o desenvolvimento do município, porém, infelizmente perdeu a vida em um trágico acidente automobilístico.

Bastante esperada pela população ao longo de quase 10 anos, a cerimônia de inauguração do Hospital Geral de Parauapebas se iniciou por volta das 18h00 com apresentações culturais, logo após, com a presença de muitos populares, ocorreram os pronunciamentos oficiais de autoridades, como vereadores, secretários, ex-prefeito Faisal Salmen, representantes do Governo do Estado do Pará, Prefeito Valmir Mariano, descerramento da placa e desenlace da fita, finalizando com uma visita nas principais alas do hospital.


Histórico da obra

De acordo com Lemoel Gonçalves, conselheiro de saúde em 2006/2007, o planejamento da obra do novo hospital público de Parauapebas foi iniciado em 2006, mas as obras só iniciaram em 2007. “A construção de um novo hospital era um anseio da nossa população, ficamos muito felizes com a notícia e o conselho de saúde acompanhou de perto toda a concepção do projeto, porém, observamos desde o início da obra, diferenças entre o planejado e o executado”, informou Lemoel Gonçalves.

Em 2008 foi contratada a empresa Multisul Engenharia Ltda para realizar as obras do Hospital com valor de R$ 8.683.139,35, no prazo de 12 meses, porém, em razão da necessidade de se realizar adequações ao projeto inicial e alterações na sua execução, as obras foram paralisadas.
Posteriormente, em janeiro de 2011, a empresa Decol Engenharia e Comércio Ltda foi contratada para continuar a obra. Entre 2007 e 2012, foram realizados 10 aditivos ao contrato inicial de construção do hospital e investidos mais de 50 milhões de reais só na estrutura física, e ainda assim a obra não foi entregue nas datas previstas.

A equipe que assumiu a obra a partir de 2013 identificou diversas inadequações no projeto básico e na própria construção. Na época, os alunos da turma de engenharia civil da UFPA, realizaram uma visita técnica na obra, conduzidos pelo professor Manoel Perez, e identificaram várias falhas.

“Continuar essa obra foi um grande desafio, do lado político era melhor ter desistido, mas olhando a necessidade desse hospital para a saúde do nosso município decidi encarar essa árdua tarefa de concluir a obra e entregar para a população”, destacou o prefeito Valmir Mariano.

Todo o processo de acabamento da obra, acompanhado dos ajustes estruturais necessários, foram realizados a partir da retomada das obras do hospital, em 2014, viabilizado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP).

“Como havíamos recebido a obra com 10 aditivos, o Tribunal de Contas impediu a continuidade dos trabalhos, que só foram retomados a partir da assinatura do TAC com o Ministério Público. Somos muito gratos por esse apoio da instituição, principalmente do promotor Hélio Rubens, sem essa intervenção do MP seria impossível realizarmos o sonho da nossa população e entregar este hospital”, frisou Valmir Mariano.

Entre 2013 e 2016 foram investidos mais de 13 milhões de reais na estrutura física do hospital, para realizar os 85% restante da obra civil. Além disso, neste período, foram adquiridos mais equipamentos, mobiliário e aparelhos, totalizando o investimento do hospital em cerca de 100 milhões de reais.

Cronograma de funcionamento do Hospital Geral de Parauapebas

Por mais que o Hospital Geral de Parauapebas tenha sido inaugurado oficialmente na noite da última sexta-feira (1), de acordo com cronograma divulgado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde, a população vai esperar mais um pouco para usufruir do novo espaço que é um marco para a saúde pública de toda a região, confira abaixo as datas:

1º de julho, sexta-feira, às 17 horas: inauguração da obra;

De 4 à 8 de julho: agendamento, via Ouvidoria Municipal, de visitas orientadas às estruturas do HGP para entidades e associações;

De 12 à 14 de julho: realização das visitas orientadas;

15 à 24 de julho: limpeza, higienização e desinfecção de toda a estrutura;

25 de julho início do atendimento ginecológico, obstétrico e UCI-Neonatal, com cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto, disponibilização de 100 leitos de internação cirúrgica, clínica médica e pediátrica;

10 de agosto: início dos serviços de UTI Neo-Natal, Infantil e Adulto;

30 de agosto: início do atendimento de Pronto Socorro de Trauma;

10 de setembro: início do serviço de hemodiálise;

02 de outubro: início do funcionamento da agência transfusional.

Publicidade

Veja
Também