Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Regional de Marabá terá biblioteca itinerante para ajudar no bem-estar de pacientes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), localizado em Marabá ganhou grande impulso para montar a sua biblioteca itinerante. Trata-se de um acervo com mais de 300 livros que foram doados nesta terça-feira (24/5) pelos integrantes do Comitê de Voluntários Vale. Os livros foram arrecadados na campanha feita pelo grupo, denominada “Literadoando”, que mobilizou empregados, prestadores de serviços, seus familiares e comunidade em geral.

Durante os quase dois meses de campanha foram arrecadados mais de 500 títulos, entre romances, revistas, gibis, enciclopédias e outros clássicos da literatura, sendo que 300 deles foram revertidos para o acervo da biblioteca. “Na seleção de títulos, priorizamos os gêneros da literatura clássica, como romances e histórias infantis. Os que não se encaixaram no perfil, foram separados e serão doados a outros espaços públicos”, declarou Telma Rodrigues, empregada da Vale e líder da ação voluntária.


Antes de serem levados para o acervo da biblioteca, os livros serão catalogados e encapados com um material de fácil higienização, a fim de evitar transmissão de doenças a partir do manuseio. Depois, vez por semana, um carrinho com vários livros será levado às enfermarias, para que os pacientes possam escolher a obra e emprestá-la. A literatura também estará presente nas histórias contadas por voluntários. A meta da direção do hospital é implantar a biblioteca permanente até julho próximo.

Para Gabriela Ribeiro, que integra o Comitê de Voluntários em Marabá, gerou uma corrente do bem. “A ação ‘Literadoando’ realmente integrou nossos empregados, prestadores de serviços e comunidade para fazer o bem ao próximo. Temos certeza que os livros serão muito bem aproveitados no auxílio para a recuperação de pessoas que passam por momentos difíceis”, ressaltou.

A biblioteca itinerante integra a política de humanização desenvolvida pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará, cujo objetivo é ampliar a qualidade do atendimento prestado aos usuários. “Incentivamos a prática de atividades como oficinas de artesanato, cinema e de incentivo à leitura, uma vez que elas reduzem o estresse do ambiente hospitalar e a ociosidade provocada pelo período de internação. Essas ações promovem uma sensação de bem-estar contribuindo para a aceitação do tratamento e assim no restabelecimento do paciente, reduzindo assim, sua permanência no hospital”, explica a enfermeira Karla Luz, coordenadora de Humanização HSRP.

Além do incentivo à leitura com a biblioteca, outras ações já são realizadas na instituição para acelerar a recuperação dos pacientes, como oficinas de artesanato, sessões de cinema e o projeto Amor Maior, voltado à socialização das mães de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)Neonatal.

Os livros didáticos e revistas, que também foram doados durante a campanha dos voluntários da Vale, serão destinados à biblioteca rural da comunidade de Bacabal Grande, em Bom Jesus do Tocantins, município vizinho à Marabá.

Publicidade

Veja
Também