Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Yutaka Takeda conquista uma das mais importantes certificações de qualidade do País

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Hospital Yutaka Takada (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará, acaba de protagonizar um feito incomum: em sua primeira experiência de certificação, a unidade conquistou, diretamente, o segundo nível de avaliação de qualidade mais respeitado do País.

Concedida pela Organização Nacional de Acreditação, o HYT recebeu o certificado Acreditado Pleno (ONA2) sem a necessidade de cumprir a primeira etapa de certificação, conhecida como Acreditado (ONA1). Agora, a unidade faz parte de um grupo seleto de 12 hospitais no estado do Pará acreditados pela (ONA).


O título de Acreditado Pleno é uma certificação dedicada a instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos desenvolvidos de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Para conquistar a certificação, a unidade passou por uma avaliação no mês de junho deste ano, realizada pela equipe da Fundação Vanzolini – credenciada pela ONA.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do hospital sob contrato de gestão com a mineradora Vale, explicou que o processo de certificação de hospital Acreditado Pleno, conquistado pela instituição, é o reconhecimento do esforço dos profissionais da Pró-Saúde, diretoria e gerência da Vale, para uma gestão voltada para a excelência na atenção prestada aos usuários do HYT. “O processo foi construído com a maturidade dos colaboradores, resultando no empoderamento e pertencimento de todos, com foco único na qualidade e segurança dos pacientes e dos próprios profissionais. O relacionamento entre as equipes e os usuários resulta em servir o outro de forma diferente e humanizada”, afirmou.

Czrnhak ressaltou ainda que o processo de certificação gera benefício direto ao usuário, uma vez que a acreditação hospitalar garante a qualidade nos serviços prestados. “A certificação direto em nível 2 é um feito que poucas instituições possuem no Brasil. Isto coloca o HYT entre as principais referências de qualidade no país. Este empenho conjunto vem fortalecer a cultura interna da excelência nos serviços prestados pelo hospital, promovendo uma assistência segura ao paciente, proporcionando confiança e credibilidade, assegurando a melhoria continua na atenção à saúde dos usuários”, apontou o diretor Operacional.

Diferenciais

A avaliadora líder da Fundação Vanzolini, Adriana Marcon, ressaltou que o hospital impressiona pelo engajamento dos profissionais. “Com tantos desafios que a unidade tem, devido à localização, por apresentar uma logística diferenciada e dificuldade na gestão de pessoas, vocês devem se sentir orgulhosos. A interação de processo e de pessoas é incomum. Estão de parabéns!”, elogiou Adriana.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HYT, Natália Rosa, para chegar a este resultado, houve um grande envolvimento de toda equipe para desenvolver um trabalho de excelência em saúde. A certificação é, também, uma prova da evolução da unidade, que implantou o NQSP local em 2012. “Implantamos protocolos clínicos e de segurança, alinhamos processos, analisamos dados e cenários e sempre nos reunimos para discutir novas oportunidades com foco em melhoria contínua. Seguimos também as metas internacionais de segurança do paciente”, relatou Natalia, que não esconde o orgulho com conquista alcançada.

A responsável pelo setor já articula novos desafios. “Ser um hospital Acreditado Pleno demonstra que já passamos pelo nível 1, voltado à segurança do paciente e, neste momento, já estamos atuando em gestão integrada com foco em evolução para a certificação máxima, ONA 3 – Acreditado com Excelência, ficando em evidência nosso compromisso com a melhoria contínua”, frisou.

Quem também ressaltou esse envolvimento é o gestor da Vale no HYT, Alexandre Albuquerque. Segundo Alexandre, a unidade já vem se preparando há alguns anos para esse reconhecimento, isso inclui a profissionalização dos colaboradores e a adaptação dos processos operacionais e administrativos, reformas das instalações e a aquisição de novos equipamentos. “Estamos muito orgulhosos de o nosso trabalho ter sido reconhecido com a obtenção da ONA 2.  Além de constituir um importante instrumento de gestão, a acreditação é voltada para a segurança dos pacientes e profissionais do hospital, assim como para a qualidade da assistência e a melhoria contínua do atendimento e serviços prestados”, declarou Alexandre.

O diretor-geral da unidade, Flávio Marconsini, destacou que para conquistar direto o nível 2, os profissionais assumiram o desafio de trabalhar para tornar a instituição diferenciada na região sudeste do Pará. “Esta certificação está sendo muito importante para o HYT. É uma conquista de toda a equipe, que demonstrou envolvimento, trabalho em conjunto e maturidade para atingirmos nossos objetivos. Ainda temos muito para caminhar, mas tenho certeza que iremos nos empenhar ainda mais para trazer muito mais resultados positivos para a comunidade e todos os nossos clientes”, disse Flávio.

Sobre o Yutaka Takeda

Construído pela mineradora Vale há 32 anos, o Hospital Yutaka Takeda foi projetado para atender os residentes do Núcleo Urbano de Carajás, a população de Parauapebas e cidades vizinhas. Sua estrutura é de pequeno porte, com capacidade para atender casos de baixa e média complexidades.

Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, pronto-socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos, centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, serviço de auxílio diagnóstico e terapia e de medicina do trabalho.

É administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação e uma das maiores do Brasil – desde 21 de julho de 1997. A gestão por processos, planejamento estratégico e avaliação por competência são exemplos de ferramentas modernas de gestão que a Pró-Saúde adota no HYT.

Publicidade

Veja
Também