Hospital Yutaka Takeda forma a primeira turma do curso de Cuidador de Idosos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ao todo, 30 pessoas concluíram a capacitação, ofertada gratuitamente pela unidade hospitalar

Com direito a agradecimentos e cantoria, o encerramento da primeira turma do curso de Cuidador de Idoso, promovido pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde, emocionou os profissionais da unidade localizada em Parauapebas.


Em coro, a turma majoritariamente formada por mulheres, entoou a canção “Tudo posso”, do Padre Fábio de Melo. “Posso, tudo posso. Naquele que me fortalece. Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir. Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos. Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e ali estar”.

A homenagem das alunas aos profissionais do HYT aconteceu após a entrega de certificados.

Com voz embargada, Lucilei Pereira pediu licença para fazer o uso da palavra direcionada ao diretor do HYT e enfermeiras responsáveis pela capacitação. “Não sou de falar em público, mas preciso registrar meu agradecimento. Essa equipe nos deu uma grande oportunidade, nos fez enxergar novas oportunidades”, disse.

“O curso nos proporcionou bons momentos. Além de aprender sobre a temática, pudemos compartilhar experiências. Não conheço todos os profissionais do hospital, mas os que estiveram aqui, da equipe de organização e dos palestrantes, todos foram excepcionais. Obrigada pela oportunidade”, comemorou.

Por meio de redes sociais, Eliene Barros fez questão de deixar registrado um agradecimento aos profissionais envolvidos. “O curso foi maravilho. Parabéns aos profissionais que estiveram conosco nessa trajetória”.

Qualificação para uma missão especial
Em busca de ajuda, Leirislany Gonçalves, de 19 anos, foi a aluna mais nova da primeira turma do curso de Cuidador de Idosos do HYT. Para ela, a iniciativa do hospital serviu para fortalecer os cuidados com os avós.

“Além de morar com meus avós, a maior parte do meu tempo eu estou cuidando deles. Não sabia lidar com algumas coisas, principalmente com a saúde emocional deles. O curso me deixou mais confiante”, disse.

O cuidado com aspecto familiar agora tem qualificação. “Pode ser minha profissão. Uma das lições que estou levando comigo é saber amar meus avós e a fase idosa, respeitando os limites e condições deles. Todos nós vamos passar por isso”, finalizou.

As aulas foram ministradas por uma equipe multiprofissional que atua no próprio hospital, composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social e nutricionista.

Ao concluírem o curso, os alunos estarão aptos a atuar em domicílios, serviços voluntários e demais atividades de acompanhamento de idosos, entre outras situações, com o foco no bem-estar físico, psicológico e social dos assistidos.

Expansão da iniciativa
A capacitação de cuidador de idosos é uma iniciativa presente em outras unidades hospitalares administradas pela Pró-Saúde. A ação é planejada de acordo com a necessidade de cada região.

Para Marcos Silveira, diretor Hospitalar do HYT, o curso propõe uma grande oportunidade para a sociedade local. “Essa turma foi a primeira de muitas que virão. O resultado foi de extremo aproveitamento graças ao empenho e dedicação destas pessoas em buscar o conhecimento. Parabenizo a toda equipe do hospital, que não mediram esforços para que alcancemos os objetivos, e em especial a cada um dos 30 alunos que alcançaram a certificação no curso”, comemorou.

A turma teve as vagas esgotadas ainda no primeiro dia de inscrições. “Essa grande procura pelo curso deixa muito claro que precisamos executar cada vez mais iniciativas como essa para sociedade de Parauapebas”, destacou Silveira. Vale lembrar que, em setembro, o Hospital 5 de Outubro, localizado em Canaã dos Carajás, também ofertou a qualificação.

Qualidade assistencial
Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda, de pequeno e médio porte, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Publicidade

veja também