Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Yutaka Takeda realiza campanha de sustentabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A dinâmica da “Pescaria Sustentável” promovida pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), aplicada para os colaboradores da unidade, foi a estratégia da Comissão de Sustentabilidade do hospital, para sensibilizar a todos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Durante dois dias, 26 e 27/9, toda a equipe da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participa de atividades lúdicas que promovem o debate e a reflexão sobre ações sustentáveis aplicadas na unidade. Além disso, entre as atividades, foi realizado um bate-papo sobre o que é sustentabilidade e, para reforçar os princípios e valores, foram exibidos vídeos educativos sobre o tema.


“Nosso intuito foi disseminar os três principais pilares da sustentabilidade para a equipe, que são as atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. Alinhado a isso, relembrar como preservamos o nosso meio ambiente por meio de cada projeto e ação que realizamos no nosso hospital”, disse a presidente da Comissão de Sustentabilidade do HYT, Gildete Lopes.

O Hospital Yutaka Takeda tem como um dos seus princípios institucionais a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados com o meio ambiente e a vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promove a troca de copos descartáveis por canecas.

Todo resíduo gerado na unidade recebe destinação correta como a reciclagem ou compostagem. Além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetros contendo mercúrio. Outra iniciativa de destaque é o projeto “Crescer”, que incentiva o plantio de árvores, ofertando uma muda árvore para a família de cada bebê nascido na unidade, uma iniciativa dos membros da Comissão de Humanização do HYT.

Em alinhamento com esta temática, recentemente o HYT aderiu ao projeto Hospitais Saudáveis e dos Objetivos Globais, que é uma iniciativa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e da Organização Internacional Saúde sem Dano.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Publicidade

Veja
Também