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Hospital Yutaka Takeda realiza mais 224 mil atendimentos em 2018

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Hospital Yutaka Takeda realiza mais 224 mil atendimentos em 2018

Qualidade e Humanização marcaram o ano de 2018 no Hospital Yutaka Takeda, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA). Só neste período, a Unidade realizou 224.405 atendimentos, sendo, 40.521 atendimentos ambulatoriais, 24.333 atendimentos de urgência e emergência, 153.782 exames, 2.744 cirurgias e partos e 3.025 internações. E atingiu o índice de satisfação do usuário foi de 95%.

As conquistas nas áreas de qualidade e assistencial também foram destaques em 2018. Em junho do mesmo ano, a Unidade protagonizou uma importante conquista de avaliação de qualidade mais respeitada do país, em que obteve a primeira certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação diretamente ao segundo nível.

Hospital Yutaka Takeda realiza mais 224 mil atendimentos em 2018

Com o certificado Acreditado Pleno – ONA 2, dedicada para instituições que atendem aos critérios de segurança, gestão integrada, desenvolvimento de processos de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades – não foi necessário o Hospital cumprir a primeira etapa de certificação, conhecida como Acreditado – ONA 1.

Em outubro de 2018, outro importante passo tomado pelo HYT foi a certificação pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) pela área assistencial de enfermagem da Unidade. Essa conquista garantiu ao Yutaka Takeda ser o primeiro Hospital do Brasil a receber este título.

Um dos aspectos relevantes para alcançar a certificação do Cofen, foi preciso que o HYT fosse avaliado em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas e responsabilidade ambiental. Com mérito, a Unidade atingiu 90% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem prestada.

O reconhecimento do atendimento de qualidade e humanizado prestado pela instituição, também se reflete na satisfação dos usuários que utilizam os serviços oferecidos pela Unidade, como é o caso da dona de casa, Elaenes Nunes, que acompanhou durante oito dias o seu bebê que ficou internado no HYT. O atendimento prestado pela equipe do Hospital superou todas as expectativas da usuária. Ela se sentiu tão segura com o tratamento oferecido, que fez questão de agradecer os profissionais no momento da alta hospitalar. “Minha estadia aqui, foi mais que excelente, porque não é fácil deixar os meus outros filhos em casa. Mas, eu fui tão bem tratada pela equipe, que conversavam comigo e me acalmavam, foi bom demais. Eles mostravam a medição que estavam fazendo no meu filho, me deixando menos preocupada, além de me ajudarem em tudo”, relatou.

O administrador assistente do HYT, Francisco Ferreira, não esconde a satisfação em trabalhar na Unidade e nem poupa elogios a equipe.  Ele conta que presencia e contribui com a evolução da gestão da qualidade e segurança do paciente desde 2006. “Em 2018, especialmente, conseguimos atingir um grau de reconhecimento fenomenal – fomos acreditado ONA 2 e, também, conquistamos o selo de qualidade Cofen. Tudo fruto de muito trabalho em equipe e com grande ganho de conhecimento adquirido através de esforços internos, de benchmarking e apoio de consultorias Pró-Saúde”, comentou.

Ele ainda frisa que a evolução em maturidade de processos da Unidade e as melhorias nos projetos voltados à humanização, sustentabilidade e o social. “Estamos preparados para evoluir ainda mais. Desejo aos nossos colaboradores um maravilhoso e frutífero 2019. Obrigado por fazerem do Hospital Yutaka Takeda uma referência”, declarou Francisco.

O Hospital Yutaka Takeda atende diversos convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório são aceitos o convênio AMS, Saúde Bradesco e Unimed, além de realizar atendimento particular, que pode ser agendado por meio do seguinte telefone: (94) 3352-4600, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

O endereço do site do HYT é o www.yutakatakeda.com.br que proporciona ao internauta obter maiores informações sobre a Unidade e os serviços oferecidos, como as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na Unidade, além dos convênios aceitos pela instituição.

Humanização

Anualmente, a Comissão de Humanização da instituição realiza um evento intitulado “Jornada de Humanização” para relembrar os seis projetos existentes no Hospital para oferecer aos usuários, como o projeto “Amigo do Peito”, em que as usuárias são orientadas pela equipe multidisciplinar sobre as técnicas corretas de amamentação. Assim, favorece na redução do estresse provocado pelo período da internação, o “Momento Divertix” incentiva as crianças internadas a soltarem a criatividade, para isso, eles recebem um kit de pintura.

As crianças também são encorajadas a enfrentarem o medo de vacina. Para isso, o Hospital concede o “Certificado de Coragem” aos pequenos pacientes que não choram quando são vacinados. Além dessas ações, há ainda o “Momento de Fé”, que acontece diariamente e envolve usuários e colaboradores. Eles são convidados a participarem de celebrações religiosas que são feitas na Unidade.

Outro projeto que é bastante elogiado pelos usuários do hospital é o “Mural do Bebê”, em que são realizados registros dos bebês que nascem no HYT e as fotos são expostas no mural. Para finalizar, o projeto “Passatempo no HYT” é aplicado quando o usuário espera para realizar consulta ou exame. Durante esse tempo, ele faz uma atividade diferente, que pode ser caça-palavras, cruzadinhas ou jogos dos setes erros.

Para a assistente social do HYT, Socorro Rezende, essas iniciativas são essenciais para reforçar a importância da humanização no atendimento e a melhoria na qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela instituição, por meio da integração entre os usuários e colaboradores, para estabelecer vínculos necessários para o sucesso dos tratamentos e a humanização é primordial para garantir que todos os processos sejam feitos da melhor maneira.

“Temos que considerar que o paciente não busca apenas a solução de um problema de saúde, mas também alívio e conforto pessoal, assim, é preciso considerar realmente as suas necessidades existenciais, atender com solidariedade e acalentar quem procura pelo nosso serviço”, contou Socorro.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 20 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

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