Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Yutaka Takeda realiza mais de 240 mil atendimentos em 2017

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Vou sentir falta daqui, mas quero ir para casa”, disse a dona de casa Maria Sandra Brito, paciente do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA). Internada na unidade para ser submetida a uma cirurgia de apêndice, Sandra disse que o atendimento prestado pelos colaboradores superou suas expectativas.

“Aqui você é tão bem tratado, da enfermeira as camareiras, todas são pessoas maravilhosas que nos ajudam, para que possamos voltar logo para nossa casa”, disse. A dona de casa destacou a pontualidade em serviços assistenciais como a medicação e curativo. “Aqui, sou tratada igual a uma criança, até me deram banho”, divertiu-se.


No ano de 2017, o Hospital Yutaka Takeda realizou 240.317 atendimentos. Sendo, 47.212 atendimentos ambulatoriais, 25.133 atendimentos de urgência e emergência, 162.628 exames, 2.178 cirurgias e partos, e 3.166 internações. Nesse período, o índice de satisfação do usuário foi de 95,42%.

A enfermeira Miriam Felix, que realiza o acompanhamento ambulatorial mensal do filho na unidade, saiu muito satisfeita da consulta de 11 meses do bebê com a pediatra. “Gosto muito do atendimento prestado pela doutora Valéria, meu bebê é acompanhado por ela desde a barriga, quando eu tinha 34 semanas, e fiz a preparação para o parto. Ela é muita atenciosa com todas as crianças. A recepção também sempre tem atendido as nossas necessidades de mães, só tenho a agradecer”, disse Miriam.

O diretor-geral do HYT, Flávio Marcosini, disse que a unidade tem o compromisso de prestar atendimento humanizado e seguro usando protocolos de segurança e clínicos para impedir erros e acidentes, sem perder de vista a atenção e o acolhimento que o paciente necessita. “Todos os colaboradores contribuíram para que os mais de 237 mil atendimentos fossem feitos de forma segura, propiciando assim, uma boa recuperação dos usuários, a exemplo da nossa equipe multiprofissional que realiza visitas periódicas aos pacientes internados. Além disso, buscamos sempre a melhoria contínua dos nossos processos, por meio de capacitações periódicas, uso de tecnologia no sistema de gestão e operacional para ofertarmos um atendimento de qualidade”, disse.

O gestor adiantou, ainda, os planos futuros da unidade. “Nossa meta é ser reconhecido como um hospital seguro, almejamos a acreditação hospitalar ONA I, e estamos trabalhando nesse projeto com muito afinco”, destacou.

O HYT possui site no endereço www.yutakatakeda.com.br. A página apresenta, com detalhes, as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os internautas, ainda, podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

O Hospital Yutaka Takeda atende diversos convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório são aceitos o convênio AMS, Saúde Bradesco e Unimed, além de realizar atendimento particular, que pode ser agendado por meio do seguinte telefone: (94) 3352-4600, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Programas e projetos

A unidade oferta gratuitamente o programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde”, com o objetivo de estimular a comunidade de Carajás a ter uma vida mais saudável, a partir da atividade física monitorada por uma educadora física.  As aulas do programa acontecem ao ar livre, na praça da Rua Jarí, de segunda a sexta-feira, em dois horários: 18h30 e 19h30. Na segunda, quarta e sexta-feira há um horário destinado para as gestantes, às 17h30.

O HYT ainda possui o curso “Laços de Ternura”, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Psicologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Pediatria e Serviço Social. Por meio de um ciclo de palestras, eles orientam as gestantes, que fazem pré-natal na unidade, sobre a chegada do bebê. O curso tem a periodicidade trimestral e é gratuito.

Outro destaque na unidade é o projeto “Crescer”, que oferta uma muda de árvore para a família de cada bebê nascido na unidade, com o intuito de estimular a conscientização ambiental das futuras gerações. O projeto foi uma das Ações do Bem, desenvolvidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia o hospital e completou 50 anos de atuação no ano passado. O ‘Crescer’ iniciou em 2017 e já ofertou mudas de árvores a 234 famílias. E em 2018 o projeto seguirá ativo, contando com o apoio das doações de mudas do viveiro da mineradora Vale.

Ao longo do ano, a instituição também realiza ações educativas em saúde voltadas para a comunidade.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 31 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 21 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos.

Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Publicidade

Veja
Também