Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

I Conferência de Saúde das Mulheres manifesta preocupação com reformas federais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os conselhos municipais de Saúde e da Mulher e secretarias municipais de Saúde (Semsa) e da Mulher (Semmu) realizaram, no último final de semana, a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres com o tema “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA).

Durante dois dias, foram realizados debates com quatro eixos temáticos, leitura do regimento interno, palestras referentes ao tema, trabalhos em grupos e eleição para delegados e suplentes.


Na abertura da conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marden Henriques, destacou os impactos que as reformas trabalhistas e previdenciárias terão na saúde da mulher, caso sejam aprovadas as propostas do governo federal, e reforçou a necessidade de discutir de forma mais ampla as políticas destinadas à saúde da mulher.

“Temos que discutir no contexto político nacional a PEC (proposta de emenda constitucional) que limita os investimentos em saúde e em educação. Esta plenária é de total importância para que a sociedade participe, para que não permitamos um retrocesso do Sistema Único de Saúde (SUS), que garanta a sua universalidade e equidade”, conclamou.​​

“O momento da conferência é único pra nós, mulheres de Parauapebas. Debateremos e apresentaremos propostas e ideias voltadas exclusivamente para a saúde das mulheres. Assim, teremos como oferecer serviços de saúde ainda com mais qualidade pra nossas mulheres”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras.

A servidora pública Maria Auxiliadora dos Santos Carvalho, 46 anos, ressaltou a importância da participação das mulheres na conferência. “É de extrema importância a participação de nós, mulheres, na conferência, uma vez que só assim teremos conhecimento das políticas públicas destinadas à saúde das mulheres”, declarou.

No final da conferência, foral eleitos delegados para a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Pará, que será realizada nos dias 19 e 20 de junho deste ano, em Belém, e da Conferência Nacional, que será em Brasília, no próximo mês de agosto.

A conferência municipal contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Balduíno; da secretária municipal da Mulher, Ângela Pereira; da secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras; e ainda de vereadores, servidores públicos municipais, conselheiros municipais, entre outros convidados.

Reportagem: Janaina Ravanelli/Ascom/Semsa/PMP

Publicidade

Veja
Também