IBGE realiza inscrições presenciais para o Processo Seletivo Simplificado do Censo 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O IBGE passou a realizar presencialmente a inscrição de quem quiser concorrer no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Censo 2022, que oferece quase 7 mil vagas em todo o Pará. A ação é fruto de parcerias com a Secretaria Municipal de Economia da Prefeitura de Belém (Secon) e com a Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE), que cederam estrutura física e suporte do seu pessoal para que o atendimento pudesse ser realizado. Além disso, também é possível se inscrever diretamente na sede do IBGE em Belém. As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes endereços e horários:

BELÉM


Portal do Trabalhador, localizado na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, 669, esquina com a Quintino Bocaiúva (identificado com cartaz do PSS). Atendimento das 8h às 13h.

Estação Cidadania, localizada na Av. José Bonifácio, 2308 – Guamá. Atendimento das 9h às 13h.

IBGE, localizado na Av. Gentil Bittencourt, 418. Atendimento das 8h às 15h.

MARABÁ

Sine, localizado na rua 05 de Abril, 934, Velha Marabá. Atendimento das 9h às 13h.

URUARÁ

Sine, localizado na rua das Mangueiras, s/n – Aeroporto. Atendimento das 9h às 13h.

ALTAMIRA

Sine, localizado na rua Padre Antonio Vieira, S/N, Ginásio Poli esportivo, Brasília. Atendimento das 9h às 13h.

CAPANEMA

Sine, localizado na Travessa Dois de Junho, nº 109, Bairro Centro. Atendimento das 9h às 13h.

Ao todo, cinco municípios já são contemplados com a ação e outros estão sendo negociados. Além disso, as unidades do IBGE nos municípios também estão aptas a atender os potenciais candidatos. O objetivo é facilitar a realização da inscrição para o candidato que tiver dificuldade ou não puder fazê-la de casa. Agentes do IBGE e da Secon estarão à disposição para tirar dúvidas ou inscrever a pessoa interessada em algum dos cargos disponíveis.

Para obter atendimento, basta comparecer ao local com as informações do RG, do CPF, do título de eleitor e do endereço residencial. Quem for pedir isenção da taxa de inscrição, deve também levar o número do NIS. No ato da inscrição, o candidato pode optar pelo município no qual gostaria de atuar. Os atendimentos serão feitos até o dia 21 de janeiro, último dia de realização das inscrições.

O secretário da Secon, Apolônio Brasileiro, reforça a importância de ter uma grande equipe de trabalho envolvida na realização do Censo 2022 e convida as pessoas a participarem do PSS (em anexo).

O quê: IBGE realiza inscrições presenciais.

Quando: de 12 de janeiro até 21 de janeiro.

Onde: Vários pontos de Belém e interiores.

Mais informações: 087999469837 – Bruna Araujo

Sobre o Processo Seletivo Simplificado

Estão sendo oferecidas vagas para Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) ou Agente Censitário Supervisor (ACS). No Pará, os três cargos somam 6.917 vagas de trabalho temporário, sendo a maior parte delas para Recenseador (6.121 vagas, em todos os municípios).

As provas serão aplicadas no dia 10 de abril (as provas para os três cargos serão objetivas). O resultado final sairá dia 20 de maio de 2022 e a previsão é de que a contratação ocorra até julho. Os contratos devem durar 3 meses para recenseador e 5 meses para ACM e ACS. Os candidatos podem concorrer aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde.

 

veja também