O Ibope divulgou nesta quinta-feira (18) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador no Pará. O levantamento foi realizado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.
Considerando os votos válidos: Helder, 58%; Márcio, 42% — Foto: Reprodução/Tv Liberal
Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
•Helder Barbalho (MDB): 58%
•Márcio Miranda (DEM): 42%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Considerando o índice de rejaição: Helder, 29¨%; Márcio, 25% — Foto: Reprodução/Tv Liberal
Votos totais
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
•Helder Barbalho (MDB): 53%
•Márcio Miranda (DEM): 39%
•Em branco/nulo: 6%
•Não sabe: 3%
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Pará que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele:”
Helder Barbalho
•Com certeza votaria nele para governador – 39%
•Poderia votar nele para governador – 20%
•Não votaria nele de jeito nenhum – 29%
•Não o conhece o suficiente para opinar – 10%
•Não sabem ou preferem não opinar – 1%
Márcio Miranda
•Com certeza votaria nele para governador – 28%
•Poderia votar nele para governador – 19%
•Não votaria nele de jeito nenhum – 25%
•Não o conhece o suficiente para opinar – 27%
•Não sabem ou preferem não opinar – 1%
Sobre a pesquisa
•Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
•Entrevistados: 812 eleitores
•Quando a pesquisa foi feita: 15 a 17 de outubro
•Registro no TSE/BR: 05369/2018
•Registro no TRE/PA: 09126/2018
•Nível de confiança: 95%
•Contratante da pesquisa: TV Liberal
•O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.