Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

ICMBio convida comunidade para consulta pública para criação de parque nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida toda a comunidade para participar da audiência pública de criação de uma nova unidade de conservação. As consultas serão realizadas nos dia 23 e 24 de novembro nas Câmaras Municipais de Parauapebas e Canaã dos Carajás respectivamente, às 18h00.

A criação do Parque Nacional Campos Ferruginosos de Carajás é uma forma de compensação ambiental determinada pelo IBAMA e ICMBio pela instalação do Projeto de Ferro S11D. Por estar na categoria de Parque Nacional, essa região não poderá ser minerada. Caso seja aprovado, garantirá a preservação de ecossistemas raros da nossa região como a Savana Metalófila ou vegetação de canga. Além disso, será o maior parque de cavernas ferríferas do Brasil.


A população terá outros ganhos, como a proteção de nascentes que abastecem o Rio Parauapebas e renda para os municípios através do ecoturismo. A área será usada principalmente para pesquisa cientifica e educação ambiental. Esse é um momento importante para a população participar do processo e dar sua opinião.

Depois da consultas, todas as informações serão coletadas e enviadas em forma de uma nota técnica para o Ministério do Meio Ambiente, posteriormente a Casa Civil. Depois será encaminhada a presidência da República aprovará a criação do Parque Nacional por meio de um Decreto Federal.

Para Gesiel Gomes Ribeiro, integrante do Conselho da Floresta Nacional de Carajás e vereador eleito para o próximo mandato em Canaã dos Carajás, a conquista da área para criação do parque é um grande avanço. “Nossas futuras gerações serão testemunhas dessas riquezas naturais que temos em nossa região a partir da conservação dessa área contemplada no parque”, afirmou.

Publicidade

Veja
Também