Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Identificação biométrica é implantada no DETRAN de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Implantando em diversos estados e cidades do Pará, o Sistema de Identificação Biométrica chegou a Parauapebas. O cadastro biométrico é uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que pretende evitar fraudes relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como roubos de veículos e direção perigosa.

De acordo com Valmir de Oliveira, coordenador do DETRAN de Parauapebas, a proposta da biometria corresponde à coleta e armazenamento das digitais dos dedos das mãos, imagem e assinatura do candidato ou condutor e torna o atendimento mais célere. “A prova de legislação será feita online, a sala de aplicação já está pronta, aguardamos apenas adequação das autoescolas, prevista para acontecer ainda para este ano”, explica o coordenador.


As instalações do DETRAN na cidade estão passando reformas e ampliações do espaço para atender de forma mais rápida os interessados em tirar ou renovar a CNH.

Ainda de acordo com o coordenador, existem cerca de 200 habilitações atrasadas devido documentação desatualizada. “As pessoas que deram entrada na CNH em que a foto do RG ou Carteira de Trabalho foi tirada antes dos 18 anos deve nos procurar porque o órgão não imprime a carteira com este documento. Se faz necessário trazer a documentação com uma foto atual”, esclarece, pedido que as pessoas resolva a pendência.
No caso dos homens, também é válida a carteira reservista.

Valmir - Diretor do Detran Parauapebas
Valmir – Diretor do Detran Parauapebas

A normativa foi expedida pela Polícia Federal, para assim como a biometria, dá transparência e segurança ao processo de habilitação. “As pessoas estão aceitando de forma tranquila, pois entendem que a lei é para assegurar os condutores regulares”, ressalta, completando que o órgão está caminhando a passos largos e que prova disso é a implantação da vistoria, de duas clínicas e da biometria. “Agora só falta a conclusão da reforma e a contratação de mais servidores”, finaliza.

Reportagem: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também