Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

IFPA Parauapebas oferece 110 vagas em Processo Seletivo para Ensino Médio gratuito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Salviano Machado

As inscrições estão abertas até o dia 11 de fevereiro e podem ser realizadas por meio do site www.concursos.ifpa.edu.br

A partir desta quinta-feira (31) estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos dos cursos técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica integrados ao Ensino Médio e, também, para seleção de alunos para o curso técnico em Máquinas Pesadas (PROEJA) oferecidos pelo campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA). As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.concursos.ifpa.edu.br até o dia 11 de fevereiro 2019. Os cursos oferecidos pelo IFPA são gratuitos.


No total, o campus oferece 110 vagas, sendo 40 vagas para cada um dos cursos integrados ao Ensino Médio e 30 vagas para o PROEJA em Máquinas Pesadas.

Os cursos técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica integrados ao Ensino Médio têm como público-alvo estudantes com Ensino Fundamental completo e estejam em idade escolar regular.

Já o curso técnico em Máquinas Pesadas, oferecido no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tem como público-alvo candidatos com Ensino Fundamental completo que tenham 18 anos ou mais.

As inscrições serão realizadas por meio do site www.concursos.ifpa.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 55 e deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida no site. Do total de vagas nas duas modalidades, 50% é destinado para alunos que cursaram as séries em escolas públicas, e 50% para ampla concorrência.

ISENÇÃO

Será concedida isenção do pagamento da taxa aos candidatos que, comprovadamente, não tenham condições de pagar a inscrição. A isenção do pagamento da taxa de inscrição será realizada mediante preenchimento do Requerimento de Isenção (Anexo VIII do edital), que deve ser entregue no Protocolo do campus Parauapebas juntamente com os demais documentos exigidos no Edital.

PROVAS OBJETIVAS

A seleção dos novos alunos será realizada por meio de aplicação de prova objetiva de múltipla escolha com 40 questões relativas ao conteúdo do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sendo 10 questões para cada área do conhecimento.

A prova está prevista para ser aplicada dia 24 de fevereiro. O local da realização da prova estará disponível no cartão de confirmação de inscrição do candidato na página de acompanhamento do Processo Seletivo.

O QUE FAZ O TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA?

O técnico em Eletroeletrônica é o profissional habilitado para planejar e executar instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônica; projetar e instalar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Também é capacitado para aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas.

Além destas atividades, o profissional é capaz de elaborar, desenvolver e executar projetos de instalações elétricas em edificações de baixa tensão; realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos; executa procedimentos de controle de qualidade e gestão; e inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área eletroeletrônica.

O QUE FAZ O TÉCNICO EM MECÂNICA?

Já o profissional na área de Mecânica é capacitado a atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados a máquinas e equipamentos mecânico. Este profissional também é habilitado a planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos.

Também opera equipamento de usinagem, aplica procedimentos de soldagem, realiza interpretação de desenho técnico, controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica.

O QUE FAZ O TÉCNICO EM MÁQUINAS PESADAS?

O profissional habilitado em Manutenção de Máquinas Pesadas é responsável pelo planejamento, controle e execução de atividades relativas à manutenção de máquinas pesadas automotoras sobre pneus e esteiras. Este profissional realiza atividades de inspeção, atualização tecnológica, elaboração de planos de manutenção e projetos.

Além disso, o técnico em Máquinas Pesadas planeja, aplica e controla procedimentos de desmontagem, montagem, lubrificação e ensaios; executa a instalação de acessórios e equipamentos em máquinas pesadas; interpreta desenhos técnicos; aplica técnicas de medição e ensaios; e também especifica materiais e técnicas para reparos em máquinas e equipamentos pesados.

Publicidade

Veja
Também