IFPA lança edital com 190 vagas para ensino médio e técnico gratuito em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Salviano Machado

Com metade das vagas são destinadas exclusivamente para estudantes que frequentaram o ensino fundamental em escola pública, inscrições por meio do site www.prosel.ifpa.edu.br.

A partir desta segunda-feira (18), estarão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos do campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro por meio do site https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2021.


O IFPA disponibiliza 50% das vagas oferecidas para candidatos egressos de escola pública, nos termos da legislação vigente, devendo o candidato ter frequentado TODAS as séries do Ensino Fundamental em escola pública e cumprir os requisitos do item 3 do edital.

VAGAS PARA ENSINO MÉDIO

O campus Parauapebas oferece 120 vagas para interessados em realizar o Ensino Médio nos cursos técnicos em Eletroeletrônica (matutino), Meio Ambiente (vespertino) e Mecânica (matutino), sendo 40 vagas para cada curso.

Este ano, o IFPA fará a seleção dos estudantes por meio da análise do Histórico Escolar com base nas notas/conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia obtidas no 6º, 7º e 8º Ano, exceto o 9º Ano, do Ensino Fundamental ou ensino equivalente.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CANAÃ DOS CARAJÁS

Em Canaã dos Carajás, o campus Parauapebas do IFPA oferta 30 vagas para os candidatos com idade maior do que 18 anos com Ensino Fundamental completo que desejem frequentar o curso técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA).

A seleção para a Educação de Jovens e Adultos em Canaã dos Carajás também será realizada com base na análise das notas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental ou ensino equivalente.

É importante ficar atento que, para o curso de Manutenção de Máquinas Pesadas, é obrigatório ser maior de 18 anos e ter ensino fundamental completo.

VAGAS PARA QUEM JÁ CONCLUIU O ENSINO MÉDIO

Para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e desejam realizar uma formação técnica complementar, o campus Parauapebas do IFPA oferece 40 vagas para o curso técnico em Meio Ambiente subsequente. O curso tem duração de 2 anos e as alunas são oferecidas no turno noturno.

A seleção para o curso será realizada por meio da análise do desempenho escolar com base nas notas/conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia obtidas no 1º e 2º Ano, exceto o 3º Ano, do Ensino Médio ou ensino equivalente, comprovado por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente do Ensino Médio ou ensino equivalente.

SOBRE INSCRIÇÕES E CLASSIFICAÇÃO

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e possuir CPF próprio, documento oficial de identificação e Histórico, Boletim Escolar ou documento escolar oficial devidamente assinado, carimbado e datado pela Direção ou Secretaria Escolar.

O passo a passo do processo de inscrição e cadastramento das notas na plataforma estão mencionados no item 5 do edital, devendo o candidato cumprir todas as exigências sob pena de ser eliminado do processo seletivo. Após finalização das inscrições, o IFPA realizará a seleção dos novos estudantes por meio da média aritmética das notas/conceitos informados pelo candidato na plataforma.

Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico [email protected].

Publicidade

veja também