Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

IFPA realizará debate sobre preservação ambiental na Amazônia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Arquivo | Portal Pebinha de Açúcar

Localizado na entrada da Floresta Nacional de Carajás, o campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA), considerando o cenário atual envolvendo a temática ambiental, realiza, nesta sexta-feira (30), às 15h20, um debate com professores que vão discutir a relação do homem com o meio ambiente.

O debate intitulado “Questões ambientais na Amazônia: queimadas, desmatamento e preservação da biodiversidade” tem como objetivo incentivar o pensamento crítico na comunidade acadêmica e contribuir com a formação dos estudantes.


Participarão do debate os professores Bianca Pinto, de Geografia; David Durval, de História; Débora Aquino, de Geografia; e Pedro Paulo Santos, de Biologia. A atividade será mediada pela professora de Sociologia Etiane Patrícia Macêdo.

O tema controverso tem levantado chamado atenção mundial após incêndios atingirem a região amazônica, motivando nações a discutir modos de garantir o equilíbrio ambiental sem intervir na soberania nacional.

Para a professora Etiane Patrícia Macêdo, “nós oferecemos somos uma instituição de ensino que oferece um curso voltado para a área do meio ambiente e desejamos formar cidadãos críticos, atentos às transformações no meio ambiente. Então, o debate proposto se faz relevante porque a instituição e os alunos estão inseridos em uma região da Amazônia marcada pelos interesses antagônicos entre a expansão do capital, a existência de povos tradicionais e a preservação da biodiversidade”.

Na região de Parauapebas, é comum que, durante os meses de junho a setembro, incêndios de grandes proporções tomem conta da cidade, causando impactos ambientais e sociais de difícil reparação. O debate visa, assim, analisar as contribuições da ciência para o desenvolvimento sustentável que concilie as atividades humanas com o meio ambiente de modo a preservar a biodiversidade única encontra na Amazônia brasileira.

Publicidade

Veja
Também