Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Igreja católica convida população para celebração de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, dia 15, a Igreja Católica em todo o mundo comemora o dia de Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo”. Em Parauapebas, as ruas próximas a Igreja São Sebastião, na praça Mahatma Gandhi, serão enfeitadas com os tradicionais tapetes ilustrando passagens da vida de Jesus Cristo, e do pão e cálice: o Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida, o Céu. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo, a Eucaristia.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, que é o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída pelo próprio Cristo durante a última Ceia com os apóstolos, quando mandou que celebrássemos sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, sendo abençoados pelo padre, se transformam no seu corpo e sangue. Um mistério da fé. Jesus se faz alimento para nos dar forças para perseverar na caminhada.

Celebração de Corpus Christi

Na Paróquia São Sebastião, a programação tem início às 7h00 com a Santa Missa seguida de procissão pelas ruas próximas à Igreja, com os tradicionais tapetes. Ao longo do dia, haverá adoração a Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento.

Origem da Celebração

Por volta do ano de 1260, ao celebrar a Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, uma cidade próxima, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada da cidade, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

O Santo Padre movido pelo prodígio, e pelo pedido de vários bispos, fez com que se estendesse a festa do Corpus Christi a toda a Igreja, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Tapetes, arte e religiosidade

Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, os fiéis montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, formando desenhos relacionados ao Santíssimo Sacramento.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário