Igreja Católica inicia celebrações da “Semana Santa” em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Esta semana os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, esta via-sacra começa no Domingo de Ramos que é a entrada de Cristo em Jerusalém e finaliza no domingo, 1° de abril, Páscoa, com a vitória de Cristo sobre a morte.

Em Parauapebas, no último domingo (25), que relembrou a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um burro, que simboliza a humildade, e Cristo entrou nesta cidade aclamado pelo povo simples com aplausos e ramos de oliveiras, esta entrada triunfante de Jesus foi comemorada pela comunidade católica como Domingo de Ramos, com a realização de procissão e missa.


‪Ás 18h00 se deu o início desta programação, no bairro Nova Carajás, onde os fies saíram em procissão pelas ruas do município com destino a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz. A coordenação estima que mais de mil pessoas participaram da caminhada.‬

Segundo o Padre Hudson Rodrigues, da Paróquia Cristo Rei, a comunidade cristã tem que refletir e buscar viver a cada dia o exemplo de amor que o filho de Deus proclamou na terra.
“Hoje iniciamos a Semana Santa, que é o começo do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Este mistério é o eixo da nossa fé e todos somos convidados para refletir o caminho de Cristo neste período até o Domingo de Páscoa com a ressurreição de Jesus”, reflete o pároco.

O ponto alto da Semana Santa é o Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo, Padre Hudson ressalta que este é um momento para renovar a fé.

Nos dias atuais, para muitos a Páscoa é um momento para ganhar ovo de chocolate, mas a igreja católica esclarece que além de simbolizar a fertilidade, a igreja não reconhece a Páscoa com ovos de chocolate e coelhos, isso é uma criação dos comerciantes para aumentarem o lucro de seus comércios neste período.

Mas, ainda tem muitas pessoas que mantêm viva a chama da verdadeira Páscoa e transmitem de geração em geração, como é o caso da senhora Creusa de Meneses, que aprendeu com sua mãe e com certeza vai ensinar também aos seus netos.
“Minha família tem uma raiz forte no catolicismo, e isso já vem desde a minha tataravó, e esta data da Semana Santa tem grande significado para nós, que refletimos no amor de Jesus aos homens, pois entregou a sua vida pela remissão dos nossos pecados, e depois de todo o sofrimento da crucificação, ele venceu a morte e ressuscitou. Você consegue pensar em algo tão poderoso? Te garanto que não existe!”, diz emocionada a dona Creusa de Meneses.

VEJA A PROGRAMAÇÂO DA PARÓQUIA CRISTO REI

‪29/03 – Quinta-feira Santa‬

19:30 – Santa Missa da Ceia do Senhor

Comunidade Nossa Senhora do Rosário
(Rua A9, Qd 17, Lt 4 – Residencial Amazonas)

‪30/03 – Sexta-feira Santa (VIA-SACRA)‬

7:30 – Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
(AV: P, Qd 179, Lt 24 – Cidade Jardim)
‪15:00 – Celebração da paixão do senhor‬
Comunidade São Benedito 0 (Bairro dos Minérios)

‪31/03 – Sábado Santo (VIGILIA PASCAL)‬

19:30 – Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
(Rua: Nakuinis – Parque dos Carajás II)

‪01/04 – Domingo de Páscoa‬

As missas acontecerão no horário normal dos domingos.

FIM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Neste Domingo de Ramos também foi realizado o encerramento da Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e superação da violência”. Como de costume, é feita a coleta da solidariedade em todas as celebrações, assim como em todas as igrejas católica da Federação Brasileira. Segundo o Padre Hudson, o dinheiro coletado será encaminhado para a arquidiocese de Marabá, que destinará o dinheiro para diferentes obras das igrejas da região.

Publicidade

veja também