Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Igreja Católica inicia celebrações da “Semana Santa” em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Esta semana os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, esta via-sacra começa no Domingo de Ramos que é a entrada de Cristo em Jerusalém e finaliza no domingo, 1° de abril, Páscoa, com a vitória de Cristo sobre a morte.

Em Parauapebas, no último domingo (25), que relembrou a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um burro, que simboliza a humildade, e Cristo entrou nesta cidade aclamado pelo povo simples com aplausos e ramos de oliveiras, esta entrada triunfante de Jesus foi comemorada pela comunidade católica como Domingo de Ramos, com a realização de procissão e missa.


‪Ás 18h00 se deu o início desta programação, no bairro Nova Carajás, onde os fies saíram em procissão pelas ruas do município com destino a Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz. A coordenação estima que mais de mil pessoas participaram da caminhada.‬

Segundo o Padre Hudson Rodrigues, da Paróquia Cristo Rei, a comunidade cristã tem que refletir e buscar viver a cada dia o exemplo de amor que o filho de Deus proclamou na terra.
“Hoje iniciamos a Semana Santa, que é o começo do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Este mistério é o eixo da nossa fé e todos somos convidados para refletir o caminho de Cristo neste período até o Domingo de Páscoa com a ressurreição de Jesus”, reflete o pároco.

O ponto alto da Semana Santa é o Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo, Padre Hudson ressalta que este é um momento para renovar a fé.

Nos dias atuais, para muitos a Páscoa é um momento para ganhar ovo de chocolate, mas a igreja católica esclarece que além de simbolizar a fertilidade, a igreja não reconhece a Páscoa com ovos de chocolate e coelhos, isso é uma criação dos comerciantes para aumentarem o lucro de seus comércios neste período.

Mas, ainda tem muitas pessoas que mantêm viva a chama da verdadeira Páscoa e transmitem de geração em geração, como é o caso da senhora Creusa de Meneses, que aprendeu com sua mãe e com certeza vai ensinar também aos seus netos.
“Minha família tem uma raiz forte no catolicismo, e isso já vem desde a minha tataravó, e esta data da Semana Santa tem grande significado para nós, que refletimos no amor de Jesus aos homens, pois entregou a sua vida pela remissão dos nossos pecados, e depois de todo o sofrimento da crucificação, ele venceu a morte e ressuscitou. Você consegue pensar em algo tão poderoso? Te garanto que não existe!”, diz emocionada a dona Creusa de Meneses.

VEJA A PROGRAMAÇÂO DA PARÓQUIA CRISTO REI

‪29/03 – Quinta-feira Santa‬

19:30 – Santa Missa da Ceia do Senhor

Comunidade Nossa Senhora do Rosário
(Rua A9, Qd 17, Lt 4 – Residencial Amazonas)

‪30/03 – Sexta-feira Santa (VIA-SACRA)‬

7:30 – Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
(AV: P, Qd 179, Lt 24 – Cidade Jardim)
‪15:00 – Celebração da paixão do senhor‬
Comunidade São Benedito 0 (Bairro dos Minérios)

‪31/03 – Sábado Santo (VIGILIA PASCAL)‬

19:30 – Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
(Rua: Nakuinis – Parque dos Carajás II)

‪01/04 – Domingo de Páscoa‬

As missas acontecerão no horário normal dos domingos.

FIM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Neste Domingo de Ramos também foi realizado o encerramento da Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e superação da violência”. Como de costume, é feita a coleta da solidariedade em todas as celebrações, assim como em todas as igrejas católica da Federação Brasileira. Segundo o Padre Hudson, o dinheiro coletado será encaminhado para a arquidiocese de Marabá, que destinará o dinheiro para diferentes obras das igrejas da região.

Publicidade

Veja
Também