Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Igreja católica monta ‘tapetes’ no feriado de Corpus Christi em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Desde as primeiras horas da última quinta-feira (26) que populares apreciaram vários ‘tapetes’ que foram montados por membros da Igreja Católica nas ruas de Parauapebas.

Os ‘tapetes’ de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará, o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.


Os ‘tapetes’, tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros. Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros. Os ‘tapetes’, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde será transladado o Sacramento. Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará.

Comemorações em Parauapebas

Mas não foi só da confecção de ‘tapetes’ que o feriado foi marcado em Parauapebas. A Paróquia de Cristo Rei, realizou também uma solenidade em alusão do Dia de Corpus Christi que contou com uma procissão que iniciou por volta das 7h00 nas proximidades do Bairro dos Minérios na PA-160, seguindo até a Igreja São Benedito.

O Corpus Christi é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica.
Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.

Publicidade

Veja
Também