Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

II Encontro Literário reúne servidores da educação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assim como os demais colaboradores do Encontro, Benedita encantou a todos os profissionais da educação que se fizeram presentes, e quem mais cruzou os corredores da Semed, com uma boa história contada por quem entende e é amante da literatura. O texto escolhido para tal feito foi “As Aventuras do Matuto Zé Ruela” um cordel de Cacá Lopes.

O II Encontro Literário faz parte do Projeto “Comunidade de Leitores” desenvolvido pela Diretoria Técnica Pedagógica da Semed. Ele tem como proposta despertar nos servidores públicos o gosto pela leitura. “Como o primeiro Encontro Literário foi um sucesso, pensamos em realizar o segundo, buscando novamente envolver o nosso público interno”, destaca a coordenadora pedagógica Veronice Coelho Carneiro, responsável pelo Projeto.


]No Encontro, Maria Elizeth, diretora da Escola Elisaldo Ribeiro, apresentou vários projetos literários que são desenvolvidos na unidade de ensino, são eles: Lendo na Escola, Leitores na Minha Rua e o Café Literário. Este último é desenvolvido com a participação dos pais de alunos.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Sebastiana dos Santos é mãe de aluno da Escola Elisaldo Ribeiro, e a convite da diretora da escola, participou do evento junto com os servidores da Semed. “Tiana” como é conhecida, faz parte do projeto Café Literário, e declara ser apaixonada desde a adolescência pelo mundo da leitura, segundo ela, quem não ler só ver uma parte do mundo.
“Cresci lendo livros na Biblioteca Municipal. Sempre adorei ler. Hoje sou mãe de dois meninos e passo todo o ensinamento da leitura para eles. Estou criando e educando meus filhos com base na leitura. O Projeto desenvolvido pela escola é maravilhoso, costumo dizer em casa que toda sexta-feira pela manhã já tenho um compromisso, que é participar do Café Literário na escola”, declarou “Tiana”, que na oportunidade pôde ler o conto “Rubens o Semeador”, de Ruth Rocha.

Outra participação especial foi a do aluno Thales Henrique, 6º ano, da Escola Cecília Meireles, Thales leu “Parauapebas e Família” poema de sua própria autoria, e uma homenagem ao vigésimo sétimo aniversário da cidade. Segundo Thales o gosto pela leitura e produção textual surgiu depois que passou a fazer parte do Projeto Comunidade de Leitores.

O Presidente da Academia Parauapebense de Letras, Paulo Reis, conhecido por Paulo Poeta, também fez parte do encontro literário e apresentou o livro Coração de Lata de sua autoria, além de convidar os presentes a conhecerem um pouco sobre o trabalho realizado pela Academia.

Para a secretária de Educação, Juliana de Souza, a leitura deve fazer parte do cotidiano das pessoas. “A leitura estimula o bom funcionamento da memória, ajuda a desenvolver novas habilidades e competências, além de proporcionar aos leitores um conhecimento amplo e diversificado sobre os mais variados assuntos”, disse Juliana.
Edicléia Pinheiro, coordenadora de Língua Portuguesa dos 3º e 4º ciclos, parabenizou a iniciativa da Semed em realizar para os servidores um momento especial como esse. “Para nós servidores foi um grande presente recebermos um evento como esse logo pela manhã, lamento não ter participado do primeiro, mas esse foi maravilhoso, me emocionei do inicio ao fim com a participação da mãe do aluno da escola Elisaldo, amei ter participado e quero participar dos próximos”, finalizou Edicléia.

Reportagem: Luzandra Vilhena
Foto: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também