Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Implantação de Porto Seco é discutida em Parauapebas durante evento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na última terça-feira (26) o auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), foi palco de uma importante mesa de debates que tratou sobre a possibilidade de se implantar um porto seco em Parauapebas.

A iniciativa do evento foi do Diretório Municipal de Parauapebas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi considerada pelos organizadores e público presente um sucesso, tendo em vista que técnicos do Porto Seco Centro-Oeste participaram dos debates e tiraram as dúvidas necessárias.


Sabendo do potencial de Parauapebas, da região e da interligação com a Estrada de Ferro Carajás (EFC), assim como estamos no KM 0 da Ferrovia Norte Sul e com uma plataforma avançada na cidade de Gurupi, no Tocantins, viemos aqui para ver as condições para a instalação de um porto seco em Parauapebas, afinal, percebemos que a região necessita de uma plataforma e credenciamento para importação e exportação através de um porto seco”, relatou Sérgio Hajjar que faz parte do Conselho Fiscal do Porto Seco Centro-Oeste.

Para o presidente do Diretório Municipal do PSB, Sérgio da Anagráfica, o evento foi bastante produtivo e importante. “Nós que estamos aqui em Parauapebas a vários anos sabemos da força que nosso município tem, principalmente na extração de minérios, e com certeza o porto seco além de gerar empregos diretos e indiretos, vai dar uma guinada em nossa economia. Sabemos da importância desse projeto e se Deus quiser nos próximos anos iremos implantar aqui em nossa cidade”.

Quem também participou do evento, foi o ex-gestor e agora pré-candidato a prefeito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Darci José Lermen, que em seu pronunciamento foi enfático. “A economia de Parauapebas precisa reagir e com a futura instalação de um porto seco, poderemos mostrar mais uma vez para todo o Brasil a potência que é Parauapebas economicamente”, disse.

Porto Seco ou EADI – Estação Aduaneira Interior- é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea e/ou até aérea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.

Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Publicidade

Veja
Também