Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Incêndio consome há vários dias parque entre Canaã e Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ao todo, 40 brigadistas da mineradora Vale, parceira do ICMBio, trabalham para tentar debelaras chamas/ Fotos: ICMBio

Entra no sétimo dia o trabalho para tentar conter um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. Para tentar controlar as chamas, cerca de 40 brigadistas da mineradora Vale, parceira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque, estão trabalhando na área.

A região em chamas fica entre as cidades de Canaã dos Carajás e Parauapebas, sudeste do Pará, e está em chamas desde a última sexta-feira, 16. Segundo levantamentos feitos até agora, a suspeita é de que o fogo tenha começado em uma fazenda na zona rural de Parauapebas.


De acordo com o ICMBio, o incêndio no parque tinha sido contido na segunda-feira (19), mas voltou a ficar fora de controle desde terça-feira (20). O chefe do Parque Nacional, Manoel Delvo, informou que ainda não houve a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros do Estado do Pará.

Ainda segundo o chefe do parque nacional, a área destruída pelas chamas ainda não foi avaliada devido o incêndio ainda estar ativo. O Parque dos Campos Ferruginosos foi criado há dois anos, com área de 79.086,04 hectares.

Trata-se de uma unidade de conservação e proteção integral e possui o maior número de cavernas do Brasil, além de um ecossistema considerado raro na Amazônia. Em setembro de 2017, três meses depois da inauguração, o parque foi atingido por um incêndio que consumiu uma área de mais de 1.500 hectares, o equivalente a 1.500 campos de futebol, segundo o ICMBio.

 

Como informado pelo ICMBio, o Corpo de Bombeiros do Estado divulgou nota justificando que ainda não foi acionado para agir no incêndio. Veja a íntegra da nota do Corpo de Bombeiros:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informa que não foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio florestal, ocorrida em propriedades rurais próximas ao Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, localizado entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, perto da rodoviária PA-160, na região oeste do Pará.

De acordo com o Comandante de Parauapebas, Major Novaes, o CBMPA está ciente do fato e o combate às chamas foi feito inicialmente por Bombeiros Civis (40 brigadistas da Vale), que estão empenhados na ocorrência. O monitoramento da área, que fica entre as cidades de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no Sudeste do Estado, está sendo feito pela Vale”.

Publicidade

Veja
Também