Foi no final da tarde desta última quarta-feira (7) que um incêndio iniciou em uma área de pastagem situada nas proximidades da UPA, tendo como limites o Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas.
Trata-se do Sítio Montanha Sagrada, cuja acesso de entrada situa-se na Rodovia PA-275, próximo ao lago do Bairro Nova Carajás; uma propriedade com cerca de 40 alqueires, sendo destes, 5 alqueires em área de montanha toda preservada; os demais são pastagens devidamente cercadas. E foi exatamente ali que, uma pessoa não identificada, ateou fogo que laborou durante toda a noite.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter o incêndio ou pelo menos impedir que a área de floresta fosse atingida. Assim, com o suporte de uma Auto Bomba Tanque (ABT), uma caminhonete entrou na área e, até por volta das 23h00 manteve o incêndio longe da área verde.
Funcionários da fazenda com o auxílio de voluntários da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico deram prosseguimento ao trabalho de controlar o fogo durante toda a madrugada. O objetivo não era salvar a área de pastos, pois, notava-se que com o porte do capim era uma missão impossível; por isso, o trabalho a ser feito era apenas salvar a floresta, animais e aves que estivessem ameaçados.
Essa não é a primeira vez que o Sítio Montanha Sagrada é alvo de incêndio criminoso; no ano passado, por exemplo, a área de pastagem foi parcialmente devorada por incêndio iniciado de forma semelhante.