Foco principal era evitar que fogo atingisse área com pneus gigantes; empresa já havia sido multada por armazenamento irregular
Na manhã desta segunda-feira (21), após horas de trabalho intenso e coordenado, equipes da Prefeitura de Parauapebas, com apoio do Corpo de Bombeiros e de voluntários, conseguiram controlar o incêndio de grandes proporções que teve início na noite do último domingo (20) no Distrito Industrial do município.
A ação envolveu diversos órgãos, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). A força-tarefa foi montada com o objetivo de evitar que as chamas atingissem uma área crítica próxima a uma empresa que armazena milhares de pneus de grande porte — material altamente inflamável e que oferece riscos graves ao meio ambiente e à saúde pública.
Três caminhões-pipa enviados pelo Saaep foram essenciais para o resfriamento da área de risco. Máquinas também atuaram no reforço da contenção e no rescaldo. Graças à ação coordenada, o fogo foi neutralizado antes de atingir os pneus, afastando um possível desastre ambiental.
Empresa já foi autuada pela Semma
A empresa responsável pelo armazenamento dos pneus já havia sido notificada e multada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) anteriormente. A multa milionária aplicada no primeiro semestre deste ano teve como base o armazenamento irregular de pneus, que contraria normas ambientais e representa grande ameaça em caso de incêndio e proliferação de doenças, por exemplo.
Segundo a Semma, a empresa está proibida de receber novas cargas de pneus até que se adeque às exigências legais. A reincidência pode acarretar sanções ainda mais severas.
Relembre o caso
O incêndio teve início por volta das 18h de domingo (20), em uma área de vegetação seca do Distrito Industrial, localizado a alguns quilômetros da zona urbana de Parauapebas. Com o clima seco e ventos fortes, as chamas se espalharam rapidamente, colocando em alerta empresários e autoridades locais.
A atuação imediata do secretário de Desenvolvimento, Max Alves, foi decisiva para que as ações de resposta fossem ágeis. Ele acionou outros setores do governo municipal e coordenou os esforços para impedir que o fogo avançasse sobre a zona industrial.
“A nossa maior preocupação era evitar uma tragédia ambiental, principalmente pelo risco envolvendo os pneus estocados. Felizmente, com a união das secretarias, Corpo de Bombeiros e o apoio da população, conseguimos conter o incêndio a tempo”, afirmou Max Alves.
Risco elevado no período de estiagem
A Prefeitura de Parauapebas alerta a população sobre os riscos aumentados de queimadas nesta época do ano, marcada por estiagens prolongadas. Além de crime ambiental, o uso do fogo em áreas urbanas e rurais pode gerar consequências irreversíveis para o meio ambiente, para o patrimônio público e privado e para a saúde da população.
Casos de queimadas devem ser denunciados imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou à Polícia Militar pelo 190.
O Portal Pebinha de Açúcar segue acompanhando o caso e trará novas informações caso a situação volte a se agravar.