Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Incêndio urbano não dispensa nem outdoor de campanha contra queimadas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comuns neste período de estiagem, os incêndios têm afetado o perímetro urbano de Parauapebas, causando prejuízos materiais, poluindo o ar e causando doenças, principalmente em crianças e idosos.

Desta vez o alvo dos piromaníacos foi uma área próxima à 20ª Seccional de Polícia Civil, entre a Rua 16 e a Rodovia Municipal Faruk Salmen, onde grande parte da vegetação de capim foi devorada pelo fogo.


O ato se deu em poucos minutos enquanto homens do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o incêndio, porém, devido ao estado muito seco em que se encontrava a vegetação, pouco se pôde fazer.

De acordo com o sargento BM Anderson de Sousa, desde que iniciou o período de estiagem pelo menos 10 chamadas de ocorrências de incêndios chegam ao quartel do 23º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. “Nem todos os pedidos de socorro podem ser atendidos por nós, pois, às vezes, a viatura já se encontra em outra ocorrência longe do local da nova chamada. Mas fazemos o possível para atender o maior número possível”, detalha Anderson de Sousa.

 

Estrutura de combate a incêndio – Ele acrescenta que a estrutura disponível dos bombeiros são as viaturas de combate a incêndio Auto Bomba Tanque (ABT), para combate a incêndios urbanos; Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), para combate a incêndios rurais; uma picape, com bolsão de água de 300 litros; e uma motobomba para combate de incêndios de menores proporções.

Ainda de acordo com as orientações do Corpo de Bombeiros, a medida mais importante para se evitar os incêndios é a consciência da própria população que, caso faça alguma queimada, procure executar com segurança, aceirando a área para que o fogo não saia do controle e se alastre causando prejuízos.

Mas não é por falta de campanhas de conscientização que alguém ainda ateie fogo em áreas diversas. Na própria área incendiada existe um outdoor com a mensagem de conscientização para que não se faça queimadas, porém, até o próprio anúncio por pouco não foi devorado pelo fogo.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo e Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também