Iniciativa inovadora atende de forma especial estudantes de Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Brinquedos espalhados na sala de casa, cores para todos os lados e a caracterização especial da professora Tereza, são as ferramentas utilizadas para a aprendizagem da pequena Maria Júlia, de apenas três anos, que cursa o Maternal na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. Ela recebe o atendimento domiciliar, realizado pela equipe de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Curionópolis.

É a primeira vez na história do município, que as crianças com deficiências recebem essa atenção direcionada para fortalecer a aprendizagem. Através do projeto, além das aulas normais, os alunos recebem visitas periódicas das equipes da educação, que realizam um diagnóstico geral sobre a evolução de cada um, para poder direcionar a aprendizagem da forma mais efetiva possível.


A coordenadora do programa, Lucia Regina esclarece os objetivos do trabalho. “Nós sabemos o quanto essas crianças precisam desse atendimento especializado. Através de muito estudo, implantamos o AEE para garantir que cada criança com deficiência, tenha esse acompanhamento de forma efetiva. É um trabalho realizado em conjunto por diversos profissionais, que dão apoio aos alunos e também às suas famílias, ajudando-os a superar as dificuldades e ter uma educação de qualidade”, relatou.

 

Na casa do Ricardo, aluno do Ensino Fundamental, os dias de visita da Professora Rosineide, também são cheios de desafios. Atividades de português, matemática e muitas outras tarefas multidisciplinares são realizadas para que o estudante, de 17 anos, seja desafiado a aprender cada vez mais. “Nós realizamos diversas ações para acompanhar a evolução desses alunos. Observamos como eles se relacionam com a família, incentivamos a estudar e participar e assim, podemos extrair o máximo do potencial deles, independente das deficiências que têm” observa a professora.
O Atendimento Educacional Especializado, acompanha hoje, 125 alunos de Curionópolis, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Além da integração dos alunos em sala de aula, através dos professores e monitores, o apoio continua fora da escola, para garantir que outros aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos com deficiências, sejam observados.

veja também