Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Instituto Tecnológico Vale analisa genes de salamandras em pesquisa sobre regeneração de membros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Belém, Pará (PA), Brasil, 12/09/2012 – Instalação da unidade de Belém (PA) do Instituto Tecnológico Vale. O prédio do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável – ITV DS fica localizado no centro da cidade e abriga laboratórios, auditório, biblioteca, salas de estudo, entre outros espaços. Na foto: fachada do ITV. Foto: Tiago de Sousa Araújo ATENÇÃO: FOTO ORIGINAL EM TAMANHO PEQUENO *** Local Caption *** Matéria publicada no [email protected] em 13/09/2012.

Por que as salamandras são dos poucos animais vertebrados a regenerar braços e pernas? Mistério há muito tempo, a resposta para essa pergunta se encaminha para uma solução com as descobertas da pesquisa “Origem evolutiva profunda da regeneração de membros e barbatanas”. O estudo abre potenciais caminhos para a ativação do programa genético de regeneração de braços e pernas em mamíferos e, consequentemente, em seres humanos.

A pesquisa buscou compreender o programa genético que confere a algumas espécies de peixes e anfíbios a capacidade de regenerar pernas e nadadeiras, e descobriu um grupo de genes que dá início a esse processo. A descoberta foi possível após a análise de todos os genes de salamandras para identificar quais regulam a regeneração. O estudo foi realizado com a colaboração do Instituto Tecnológico Vale (ITV) com sede no Pará pelos pesquisadores Guilherme Oliveira, Éder Pires e a bolsista Jamilly Souza.


Publicada na revista Proceedings of the National Academy of the United States of America, a pesquisa foi coordenada por pesquisadores do Laboratório de Evolução e Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará e teve a participação de cientistas do Museu Paraense Emilio Goeldi, do Museu de História Natural de Berlin (Alemanha), da Michigan State University (EUA) e da James Madison University (EUA).

Sobre o ITV

Fundado em 2009 pela Vale, o Instituto Tecnológico Vale tem o objetivo de buscar soluções inovadoras de médio e longo prazos, que possam melhorar o desempenho operacional da empresa em todas suas etapas, desde a mina até a entrega final do produto ao cliente. Alicerçado nas vertentes de pesquisa, ensino e pós-graduação, o ITV contempla o ciclo da produção científica, sua aplicação prática e a geração de benefícios concretos para a sociedade.

Atualmente, o ITV mantém duas unidades: uma em Belém (PA), especializada em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e outra em Ouro Preto (MG), voltada a temas ligados à mineração.

Publicidade

Veja
Também