Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Isto é coisa de velho!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quem passou dos 40 anos, certamente já ouviu a frase: “Isto é coisa de velho”! E não é necessário ser velho para ouvir algo assim. Os jovens, até crianças, falam isto quando creem que alguém está fazendo algo ultrapassado. O grande problema é que o fazem com o intuito de ofender, de denegrir quem está velho ou faz coisa de velho.

Passo por isto hoje. O interessante é que quem me chama de “velho”, “velhota”, “pré-histórico”, dentre outros adjetivos que sei serem depreciativos, são os “amigos” e colegas! Sorrio deles. A maioria está acabada, doente, fraca! E o velho sou eu!


Conseguir passar dos 50 anos com saúde, força e vigor não é mais um privilégio. Eu que o diga, pois já adentrei os 60 anos! Mencionar Suzana Vieira, Stallone, Xuxa, Maitê, dentre outros, que estão muito bem e lindos, é desnecessário. Sem falar na Jane Fonda, 82 anos, meu Deus, está melhor que muitas mulheres de 40! Entretanto, por inveja, ódio, despeito, eles são constantemente atacados, ofendidos nas redes sociais, com frases do tipo: velho asqueroso, nojento, idoso decadente, homem das cavernas, e por aí vai!

Por mais que as pessoas estejam demorando para aparentar a idade da velhice, a maioria daqueles que passaram dos 50 anos está velha. Está com rugas, problemas de saúde, corcundas, resignada e cansada. Esta maioria é aquela que já tem predisposição genética para envelhecer mais rápido ou que não foi informada dos cuidados necessários com o corpo e com a mente para chegar jovem à velhice! É aquela que trabalha de sol a sol, no pesado, sob pressão, que é explorada no seu limite.

Eu me acho quando alguém fecha a cara para mim quando estou na fila de idoso. Várias vezes tive que mostrar a identidade para provar a minha idade. A minha genética ajuda. Sempre fiz atividade física, sem exageros. Creio que, se não ingerisse bebida alcóolica além do limite, talvez estivesse bem melhor! Uma coisa que sempre fiz foi me alimentar bem, verduras, frutas e água, muita água. Pela manhã, antes de qualquer coisa, depois que acordo, bebo um copo de água fresca!

Uma coisa é certa: só não envelhece quem morre antes! E não existe esta de “isto é coisa de velho”! Quem diz isto não tem cultura, educação, respeito! Explico aos meus alunos quando dizem que determinada música não é da época deles, que música não tem época, a pessoa é que não tem cultura. Aí faço uma relação de músicas que estão nas paradas de sucesso hoje e mostro a data da composição. Eles se surpreendem. As melhores marchinhas de carnaval têm mais de 60 anos! Algumas são centenárias! “Mamãe eu quero”, por exemplo, foi feita em 1937! “Cabeleira do Zezé” em 1963, mesmo ano da famosa “Boate azul”! Como não gostar de “Take on me” da famosa banda norueguesa A-Ha?

Claro, a beleza e o vigor da juventude não se discutem. Mas, é possível discutir a mente desta juventude. Vários têm pensamentos retrógrados, preconceituosos, discriminadores, ofensivos. E eles, se ficarem velhos, serão os alvos preferidos dos jovens que conviverem com eles! Mas isto pode mudar se ensinarmos aos nossos filhos os valores do respeito e consideração que devemos ter com nossos velhos pais e com todos aqueles que preparam o caminho para os jovens seguirem! Não posso esquecer de dizer que existem muitos velhos com pensamentos mais velhos e retrógrados ainda! Velhos ranzinzas, inconformados, rabugentos, ruins! Felizmente, a maioria destes velhos tem a mente jovem e o coração bondoso!

Você, que tem esta mania de xingar o velho de velho, saiba que ser velho é um privilégio, uma dádiva! Ao fazê-lo, saiba que está xingando alguém que é um ser humano como você! Então, quem é o imbecil, decrépito e mal amado??!

Enquanto criança, você tem no avô inspiração, amor e carinho! E ele tem em você a consciência de ter feito a coisa certa e a serenidade de estar preparado para enfrentar a morte com a certeza do dever cumprido! Não rompa  esta relação!

E aí, jovem, sadio, lindo, maravilhoso? Preparado para envelhecer?

Publicidade

Veja
Também