Publicidade

Joelma Leite pede asfalto para Vila Rica, Casa do Colono e recuperação de nascentes de rios

Vereadora Joelma Leite – PSD | Foto: Anderson Souza

Por meio da apresentação de três indicações na sessão ordinária desta terça-feira (22), a vereadora Joelma Leite (PSD) solicitou da prefeitura a continuação da pavimentação asfáltica nas ruas Bolívia e Iaundê, no Bairro Vila Rica (Indicação n° 385/2019); implantação de uma nova Casa do Colono (Indicação n° 396/2019); e regulamentação do anteprojeto de lei que trata sobre a criação do programa de identificação, cadastramento, monitoramento, preservação e recuperação de nascentes de água e margens dos rios (Indicação n° 405/2019).

Pavimentação asfáltica


No pedido para pavimentação asfáltica no Bairro Vila Rica, Joelma Leite informa que os moradores das ruas Bolívia e launde residem nas proximidades de um canal existente que exige melhorias na infraestrutura viária, como pavimentação asfáltica e drenagem adequada para escoamento da água nos períodos de chuva.

“É importante mencionar que, com as características do clima da cidade, os moradores daquela localidade sofrem o ano inteiro, seja com a lama e esgoto formados nos períodos de chuva, seja com a poeira enfrentada no período de estiagem”, relata a propositora.

Casa do Colono

Sobre o pedido para implantação de uma nova Casa do Colono, a vereadora esclarece que nos últimos anos os colonos que utilizam a Feira do Produtor no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) vêm passando por enormes dificuldades em relação à infraestrutura para acomodação durante o período noturno.

Joelma Leite relata que os agricultores se deslocam de diversas áreas da zona rural para comercializar suas mercadorias e garantir o abastecimento do município, e por isso precisam de uma casa de apoio adequada para descansar, uma vez que atualmente os mesmos estão se acomodando em meio às mercadorias e até mesmo no chão da feira.

A vereadora lembra que a antiga Casa do Colono, localizada na Rua 15, além de ser distante da atual feira, se encontra em um completo estado de abandono, tornando-se imprópria para uso.

Recuperação de nascentes

Já na indicação que pede recuperação de nascentes de rios, Joelma Leite explica que a iniciativa objetiva fortalecer a atuação do poder público municipal na identificação e preservação das nascentes existentes no território municipal, bem como no cuidado com as margens dos rios que abastecem a cidade, garantindo a preservação do meio ambiente e consequentemente minimizando crises hídricas atuais e futuras.

“Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo, desempenhando papel de imensa relevância ambiental, uma vez que, além de fornecer água para os córregos e rios que abastem todo o município, também é fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, evidenciando a importância de se zelar das margens dos rios”, finaliza Joelma Leite.

Após serem apresentadas, as indicações foram aprovadas em plenário pelos demais parlamentares e serão encaminhadas para serem avaliadas pela administração municipal.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

Fechar Menu