Jornalista diz ser retaliado por prefeita de Eldorado do Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thiago Souza – Jornalista

Sentindo legalmente amparado no art. 220 da Constituição, na Lei de imprensa de número 5250/67 pela Constituição Federal, o jornalista Thiago Souza, diz estar fazendo sua parte, noticiando fatos de interesse social e denunciando incoerências na administração pública no município de Eldorado do Carajás, sudeste paraense.

No entanto, segundo Thiago, tomada de visível sentimento de censura, a prefeita daquele município, Iara Braga (PSD), tem tentado inibir a atuação do jornalista que foi intimado a depor à Polícia Civil de Eldorado do Carajás no último sábado (24). “Fiz meu trabalho. Não irei parar por isso”, afirma o jornalista, detalhando que a intimação se refere à várias denúncias que o mesmo vem publicando sobre o município de Eldorado do Carajás envolvendo a gestão pública, avaliando ser este mais um desvio autoritário da gestão municipal, avesso à Constituição e à liberdade de expressão.


Em áudio, postado em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas, Thiago Souza manda um recado para a prefeita:
“Antes de mandar a polícia em minha casa, prefeita, a senhora deveria cumprir com suas obrigações. Porque eu saia aqui de Parauapebas para Eldorado para fazer suas coisas e você nunca me deu nenhum centavo. Nunca cumpriu com seu acordo”.

E segue deixando claro a atitude que pretende tomar: “Vou falar para todo mundo nos quatro cantos da cidade quem você é de verdade. Você não cumpre com suas obrigações. Tenho todos os áudios aqui gravados. Se estiverem pensado que estou com medo, estão enganados. Vou mostrar tudo o que vocês estão fazendo”.

Em entrevista concedida à equipe de reportagens do Portal do Portal Pebinha de Açúcar, quando contou que vem postando em seu blog algumas matérias sobre a gestão pública de Eldorado do Carajás com reclamações vindas da população que relatam da má qualidade da saúde pública naquele município, além de outros setores, depois das tais postagens ele diz que começou a se sentir coibido a continuar seu trabalho jornalístico.

Thiago admite que fez trabalhos na área de produção audiovisual na campanha vitoriosa de Iara Braga, tendo sido feito apenas acordo verbal, nenhum cumprido pela prefeita. “Entendo isso como calote. Vou entrar na justiça para tentar receber”, conta Thiago, mensurando que o valor é cerca de R$ 10 mil, porém, ao procura-la não foi recebido pela gestora.

Conforme falado por Thiago, como não tem mais nenhum vínculo com ela ou com o serviço público, publica em seu blog as denúncias que recebe da população. “O ato trata-se de clara tentativa de silenciamento, através da intimidação, mas, não vou me calar diante deste fato. Nossa equipe jurídica já está tomando todas às providências cabíveis, na forma da lei”.

Outro lado

Por e-mail, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar fez contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Eldorado do Carajás (Ascom), para que, em nota, explicasse a má relação entre a prefeita Iara Braga e o jornalista Thiago Sousa. Demos como prazo máximo para a resposta até às 11h00 desta terça-feira (27), no entanto, até às 14h00 o órgão não havia se manifestado.

veja também