
De acordo com o relato da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada às 18h35, pelo Centro de Controle Operações (CCO), informando sobre a ocorrência de um acidente de trânsito com vítima fatal nas proximidades do shopping. Ao chegar ao ponto indicado a guarnição preservou o local do acidente até a chegada do Corpo de Bombeiros, que constatou o óbito.

As causas do acidente ainda não estão devidamente esclarecidas. O que se sabe é que a vítima pilotava uma moto potente, de 1.000 cilindradas e colidiu contra um poste.
Em áudios que circularam em grupos de WhatsApp uma testemunha do sinistro afirma que Ronan Pacheco estaria a 100 km por hora, o que é difícil de afirmar com segurança, pois não há como aferir a velocidade de um veículo a olho nu, mas, por outro lado, o testemunho é um indicativo de que o rapaz, de fato, viajava em alta velocidade.
Uma outra informação dá conta que a vítima perdeu o controle do veículo ao desviar de um automóvel ainda não identificado. Ronan Pacheco e a motocicleta se chocaram contra o poste, ocasionando a morte do rapaz e deixando o veículo completamente destruído.