Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Jovens da Vila Sansão promovem ação pela saúde de idosos da comunidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Jovens da Vila Sanção realizaram mais uma ação de mobilização na comunidade, após terem sido capacitados dentro do projeto Ciclo Saúde. A iniciativa da Fundação Vale e da Wheaton, em parceria com o CEDAPS e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas. Mais de 20 jovens e adolescentes integram o grupo de Jovens Construtores que vêm sendo formados pelo projeto desde 2017.

A ação, que foi chamada “Super Idosos”, contou com o apoio dos profissionais da Unidade de Saúde, e mobilizou cerca de 130 pessoas da terceira idade da comunidade em uma manhã de diversão e educação em saúde.


“A gente fez essa ação pensando nos idosos. A ideia era reuni-los e a partir disso, motivar para que eles formassem um grupo de caminhada ou de outra atividade física”, comenta Mateus Sousa, 18 anos e um dos jovens construtores da saúde. Para ele, o trabalho está só começando. “Os jovens abraçaram o projeto e estamos unidos em busca de melhorias para a nossa comunidade. Esse foi só um passo para muitas outras coisas que a gente pretende realizar “, falou Mateus, entusiasmado.

O Super Idoso, realizao no final de março, proporcionou uma manhã de diversão, com torneio de dominó e concurso de dança, e de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, teste de HIV e palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS). Para a enfermeira, Indiana Sousa, esta foi uma das maiores que os Jovens do projeto Ciclo Saúde promoveram. “Estou realizada. Esta é uma das grandes ações que nós tivemos com os jovens e eles se mostraram muito comprometidos, buscaram as parcerias. Esperamos que, com o encerramento do projeto Ciclo Saúde, eles iniciem trabalho efetivo”, comemora.

A gerente de Saúde da Fundação Vale , Heloisa Bortolo, explica que “a atividade faz parte do plano de ação feito pelos jovens durante a capacitação”. Ainda segundo ela, o Ciclo Saúde veio fortalecer a Atenção Básica nos municípios por meio da formação continuada das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Na comunidade de Vila Sansão, além das capacitações, no último mês, foram entregues notebook, datashow, kits de educação em saúde, para apoiar nas ações de educação e mobilização para os cuidados com a saúde”, conta Heloisa.

Sobre a Atenção Básica

A Atenção Básica é uma estratégia de organização dos serviços de saúde, representando a principal porta de entrada para a população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma atenção básica eficiente pode resolver até 85% dos problemas de saúde de um território. A estratégia busca como resultado a atenção centrada no indivíduo de forma contínua, ao longo do tempo, e tem como fundamentos o acesso universal aos serviços de saúde, a integralidade do cuidado e a criação de vínculo e responsabilização entre a equipe de saúde e a população.

Publicidade

Veja
Também